Homilia da Missa de Natal 2014
Contemplação do mistério de
Deus-connosco
† António Marto
Catedral de Leiria
Missa de Natal, 25 de dezembro de 2014
Ref.ª: CE2014B-012
“Nasceu para nós um Menino
Um filho nos foi dado!
Vinde, adoremo-Lo!”
Saúdo do íntimo do coração e dou as boas vindas a todos vós, caríssimos irmãos e irmãs, que desejais celebrar comigo esta noite santíssima de Natal.
É uma noite de sentimentos profundos, de íntimas emoções e de grandes pensamentos; noite de contemplação e de adoração, que nós cantamos como noite feliz, noite santa, noite de luz, de paz e de alegria.
O primeiro anúncio do Natal
Acabámos de ouvir o primeiro anúncio do Natal de Jesus Cristo: “Nasceu para nós um Menino; um Filho nos foi dado”(I leitura); “Não temais. Anuncio-vos uma grande alegria que é para todo o povo: Hoje nasceu para vós, na cidade de David, um Salvador que é Cristo Senhor” (Evangelho). Este anúncio continua a ressoar hoje pelas estradas do mundo, entra nas nossas igrejas e nas nossas casas, alcança o coração de cada homem e de cada mulher, enche-nos, aqui e agora, e irmana-nos a todos. Foi ele que nos trouxe aqui esta noite.
Na verdade, esta noite santa é a noite da descoberta inaudita do inacreditável mistério de Deus Amor, Misericórdia e Ternura, no rosto humano e terno de um menino que estende os seus braços para nos abraçar a todos, que nos agarra a mão para nos conduzir. Um menino que nos é apresentado com os títulos de “Conselheiro admirável, Deus forte, Pai de todos, Príncipe da paz” e ainda “Salvador, Cristo e Senhor”. São títulos que revelam o mistério da salvação que Ele encerra e traz ao mundo dos homens. O mistério do Natal está todo aqui. Por isso, o Natal é a experiência desta alegria: sentir Deus a nosso lado, Deus connosco.
Contemplação do Mistério de Deus-connosco
Um autor medieval oferece à nossa contemplação uma página cheia de beleza para interiorizarmos tão admirável mistério:
“Feliz dia, feliz hora, feliz tempo é aquele que, com inefável anseio, todos os santos, desde a origem do mundo, esperaram… Deus está connosco!
Até agora, Deus estava acima de nós, mas hoje é o Emanuel: hoje, Deus está connosco na nossa natureza humana, connosco com a sua graça.
Connosco na nossa pobreza, connosco com a sua benignidade; connosco na nossa miséria, connosco com a sua misericórdia. Connosco na caridade, connosco na piedade, connosco na compaixão. Ó Emanuel! Ó Deus connosco!
Que fazeis filhos de Adão? Deus está connosco. Não pudestes filhos de Adão subir ao céu para estar com Deus e agora Deus desceu do céu para ser o Emanuel, o Deus connosco.
Feliz o que te abre a porta do coração, ó bom Jesus: pois tu entrarás! O teu advento, Senhor, traz ao coração puro o pleno dia da Luz celeste” (Elredo de Rieval).
A presença de Deus connosco é uma irradiação de luz, de amor e de paz sobre a terra.
Oração junto ao Presépio
Animados por esta presença, ponhamos junto ao presépio todas as ânsias e esperanças de cada um, de cada família e da humanidade inteira:
“Menino Jesus,
Enxuga as lágrimas das crianças.
Reconforta com ternura os doentes e os idosos.
Leva os homens a deporem as armas
E a abraçarem-se num beijo de paz universal.
Jesus Misericordioso,
Chama os homens
A fazerem cair os muros levantados
Pela miséria e pelo desemprego,
Pela ignorância e pela indiferença,
Pela discriminação e pela injustiça.
Deus da Paz,
Dom de paz para toda a humanidade,
Vem habitar no coração de cada homem
E de cada família.
Sê a nossa paz e a nossa alegria. Ámen!” (João Paulo II)
Feliz Natal!
A paz e a alegria da noite de Belém permaneçam para sempre nos nossos corações. Feliz Natal a todos vós, às vossas famílias, a todos os que vos são queridos! Feliz Natal à nossa cidade, à nossa diocese, a todos os homens e mulheres de boa vontade! Glória a Deus e paz na terra! Aleluia!