Contemplação do mistério de Deus-connosco

Homilia da Missa de Natal 2014

 

Contemplação do mistério de

Deus-connosco

† António Marto

Catedral de Leiria

Missa de Natal, 25 de dezembro de 2014

Ref.ª: CE2014B-012

“Nasceu para nós um Menino

Um filho nos foi dado!

Vinde, adoremo-Lo!”

Saúdo do íntimo do coração e dou as boas vindas a todos vós, caríssimos irmãos e irmãs, que desejais celebrar comigo esta noite santíssima de Natal.

É uma noite de sentimentos profundos, de íntimas emoções e de grandes pensamentos; noite de contemplação e de adoração, que nós cantamos como noite feliz, noite santa, noite de luz, de paz e de alegria.

O primeiro anúncio do Natal

Acabámos de ouvir o primeiro anúncio do Natal de Jesus Cristo: “Nasceu para nós um Menino; um Filho nos foi dado”(I leitura); “Não temais. Anuncio-vos uma grande alegria que é para todo o povo: Hoje nasceu para vós, na cidade de David, um Salvador que é Cristo Senhor” (Evangelho). Este anúncio continua a ressoar hoje pelas estradas do mundo, entra nas nossas igrejas e nas nossas casas, alcança o coração de cada homem e de cada mulher, enche-nos, aqui e agora, e irmana-nos a todos. Foi ele que nos trouxe aqui esta noite.

Na verdade, esta noite santa é a noite da descoberta inaudita do inacreditável mistério de Deus Amor, Misericórdia e Ternura, no rosto humano e terno de um menino que estende os seus braços para nos abraçar a todos, que nos agarra a mão para nos conduzir. Um menino que nos é apresentado com os títulos de “Conselheiro admirável, Deus forte, Pai de todos, Príncipe da paz” e ainda “Salvador, Cristo e Senhor”. São títulos que revelam o mistério da salvação que Ele encerra e traz ao mundo dos homens. O mistério do Natal está todo aqui. Por isso, o Natal é a experiência desta alegria: sentir Deus a nosso lado, Deus connosco.

Contemplação do Mistério de Deus-connosco

Um autor medieval oferece à nossa contemplação uma página cheia de beleza para interiorizarmos tão admirável mistério:

                  “Feliz dia, feliz hora, feliz tempo é aquele que, com inefável anseio, todos os santos, desde a origem do mundo, esperaram… Deus está connosco!

                  Até agora, Deus estava acima de nós, mas hoje é o Emanuel: hoje, Deus está connosco na nossa natureza humana, connosco com a sua graça.

                  Connosco na nossa pobreza, connosco com a sua benignidade; connosco na nossa miséria, connosco com a sua misericórdia. Connosco na caridade, connosco na piedade, connosco na compaixão. Ó Emanuel! Ó Deus connosco!

                  Que fazeis filhos de Adão? Deus está connosco. Não pudestes filhos de Adão subir ao céu para estar com Deus e agora Deus desceu do céu para ser o Emanuel, o Deus connosco.

                  Feliz o que te abre a porta do coração, ó bom Jesus: pois tu entrarás! O teu advento, Senhor, traz ao coração puro o pleno dia da Luz celeste” (Elredo de Rieval).

A presença de Deus connosco é uma irradiação de luz, de amor e de paz sobre a terra.

 

Oração junto ao Presépio

Animados por esta presença, ponhamos junto ao presépio todas as ânsias e esperanças de cada um, de cada família e da humanidade inteira:

“Menino Jesus,

Enxuga as lágrimas das crianças.

Reconforta com ternura os doentes e os idosos.

Leva os homens a deporem as armas

E a abraçarem-se num beijo de paz universal.

Jesus Misericordioso,

Chama os homens

A fazerem cair os muros levantados

Pela miséria e pelo desemprego,

Pela ignorância e pela indiferença,

Pela discriminação e pela injustiça. 

Deus da Paz,

Dom de paz para toda a humanidade,

Vem habitar no coração de cada homem

E de cada família.

Sê a nossa paz e a nossa alegria. Ámen!” (João Paulo II)

 

Feliz Natal!

A paz e a alegria da noite de Belém permaneçam para sempre nos nossos corações. Feliz Natal a todos vós, às vossas famílias, a todos os que vos são queridos! Feliz Natal à nossa cidade, à nossa diocese, a todos os homens e mulheres de boa vontade! Glória a Deus e paz na terra! Aleluia!

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.