Conselho Pastoral Diocesano apreciou visita da Virgem Peregrina e ações de misericórdia

Teve lugar no Centro Pastoral Diocesano, no passado sábado 18 de junho, a reunião do Conselho Pastoral Diocesano, presidido pelo Bispo D. António Marto. A avaliação do ano pastoral em curso deu nota muito positiva à visita da Virgem peregrina de Fátima à diocese de Leiria-Fátima e às ações de misericórdia, de que se destacam: as ofertas para o Centro de Acolhimento de Leiria, o acolhimento a famílias de refugiados, o serviço de escuta no Santuário de Fátima, a implementação das “24 horas para o Senhor”, a disponibilidade para o sacramento da reconciliação e as explicações a alunos com dificuldades de aprendizagem.

Em relação ao próximo ano, para “mostrar o relevo das Aparições de Fátima para a vida cristã e eclesial”, além das ações já previstas na Carta pastoral “Maria Mãe de Ternura e de Misericórdia”, os conselheiros sublinharam, entre outras sugestões, a importância de identificar e valorizar os líderes e animadores naturais de peregrinações, a implementação do Movimento da Mensagem de Fátima em mais paróquias, a oferta de um guião com itinerário espiritual para os peregrinos a pé, a promoção da vivência dos primeiros sábados do mês e da adoração eucarística de crianças e jovens e a realização de um momento comemorativo do centenário das Aparições próprio par a Diocese.

Nas suas intervenções, no início e no final da reunião, D. António Marto agradeceu o contributo deste Conselho ao bispo diocesano e falou definiu-o como grupo “não de colaboradores de uma empresa” mas de “homens  e mulheres cristãos que partilham da mesma missão da Igreja”, que não é condenar o mundo mas, sim,  levar a todos “o amor misericordioso de Deus” e “a alegria do Evangelho”.

 

É preciso conhecer a obra meritória de Mons. Joaquim Carreira

No final da reunião do Conselho Pastoral Diocesano, D. António Marto lembrou a meritória obra de misericórdia de Monsenhor Joaquim Carreira (1908-1981), padre da Diocese de Leiria-Fátima, no acolhimento aos judeus perseguidos em Roma, durante a II guerra mundial, e recomendou a participação na apresentação do livro de António Marujo, “A Lista do padre Carreira”, que terá lugar amanhã, 24 de junho, no Museu de Leiria, às 21h30.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.