Conselho Diocesano da Família quer acompanhar os novos casais

O Conselho Diocesano da Família teve lugar durante a manhã do passado sábado, dia 21 de outubro, no Seminário Diocesano de Leiria, num verdadeiro ambiente de partilha e reflexão.
http://lefa.pt/?p=54958

O Conselho Diocesano da Família teve lugar durante a manhã do passado sábado, dia 21 de outubro, no Seminário Diocesano de Leiria, num verdadeiro ambiente de partilha e reflexão.

Foi com grande espírito de comunhão e entreajuda fraterna que se reuniram mais de quatro dezenas de pessoas, desde padres responsáveis pela Pastoral Familiar Vicarial, casais responsáveis pelas equipas de Pastoral Familiar Paroquial, alguns casais de ligação com a equipa diocesana provenientes de paróquias sem equipas de Pastoral Familiar, representantes do CPM – Centros de Preparação para o Matrimónio, representantes das ENS – Equipas de Nossa Senhora e a própria equipa do SDPF – Serviço Diocesano de Pastoral Familiar.

Dando cumprimento à ordem de trabalhos, iniciou-se com o cântico do padre Zezinho “É tempo de ser esperança” servindo de introdução à oração retirada do excerto da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2023 “Corações ardentes, pés ao caminho”. Acreditamos que o Senhor ressuscitado caminha connosco, principalmente nos momentos em que nos sentimos mais desanimados. Por isso, não devemos ter medo de pôr “pés ao caminho” e convidar outros a caminhar connosco!

Apesar de não estar na agenda, como a maior parte da assembleia era estreante, sentimos a necessidade de fazer um enquadramento, apresentando os estatutos do Conselho Diocesano da Família, para que todos compreendessem a natureza e finalidade deste Conselho e a razão de terem sido convocados.

Posto isto, procedemos então às apresentações da equipa diocesana e de todos os presentes, sendo um momento interessante e dinâmico.

De seguida, o casal responsável, Ana e Nuno, apresentaram o Plano de Ação e o Calendário de Atividades do SDPF para o ano 2023-2024, ao que se seguiram as apresentações dos planos de atividades por parte das equipas e movimentos presentes.

Após um pequeno intervalo para café, chá e bolinhos e alguns dedos de conversa, com o estômago e a alma mais aconchegados, retomamos os trabalhos.

Nesta segunda parte do Conselho Diocesano foram criados seis grupos de trabalho, que refletiram, trocaram ideias e apresentaram propostas para um dos pontos do Plano de Ação do SDPF, que visa responder a uma grande lacuna existente na nossa Diocese e que foi sinalizada pela quase totalidade dos párocos no inquérito realizado em março: “Como acompanhar os casais nos primeiros anos de casamento”.

Conselho Diocesano da Família [2023-10-21]

Seguiu-se a apresentação em plenário das conclusões dos trabalhos de grupo, de onde surgiram ideias e propostas bastante interessantes e enriquecedoras, que serão objeto de reflexão, análise e posterior ação por parte da equipa diocesana.

Conclui-se com a Oração à Sagrada Família, inscrita no verso do marcador entregue à chegada e com o cântico “Lança-te (voa bem mais alto) da irmã Maria Amélia Costa, transmitindo a mensagem de que temos que nos lançar para novos voos e novos desafios.

A Equipa do SDPF agradece a presença de todos os que se quiseram reunir connosco e por todos os momentos de diálogo, partilha e verdadeira comunhão em Cristo Ressuscitado.

Agradecemos de modo particular aos casais que aceitaram o desafio de fazer ligação connosco nas paróquias onde ainda não existem Equipas de Pastoral Familiar e de já estarem presentes neste Conselho Diocesano. Esperamos que, em breve, mais se possam juntar a nós nesta grandiosa missão que é a Pastoral da Família.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress