Congresso Eucarístico Internacional em Lourdes, foi há 40 anos

Foi um encontro preparado para ser fortemente marcado pela presença do Papa João Paulo II, mas, acabou por ser marcado pela sua ausência.

Em julho de 1981, realizou-se em Lourdes. França, o 42º Congresso Eucarístico Internacional, com o tema: “Jesus Cristo, Pão partido para um mundo novo”.

Foi uma das atividades mais marcantes da igreja no final do século XX, uma experiência única para quem como eu teve a graça de participar e a que muitos chamaram na altura “um encontro de profetas”.

Foi um encontro preparado para ser fortemente marcado pela presença do Papa João Paulo II, mas, acabou por ser marcado pela sua ausência. Dois meses antes no dia 13 de maio, tinha sofrido o atentado na praça de S. Pedro e estava ainda em recuperação na clínica em Roma. Foi de lá que fez uma mensagem via televisão, para os congressistas reunidos na Basílica de S. Pio X, que escutaram as suas palavras ainda muito fracas num silêncio emotivo, mas com uma enorme Fé na recuperação daquele que logo nos anos seguintes havia de revolucionar o mundo, tal como o conhecíamos até 1981.


D. Hélder Câmara com os jovens Portugueses

O grupo de leiria

Era composto por 51 pessoas, incluindo o nosso Bispo de então, D. Alberto, e um grupo de jovens que em Lourdes, se juntaria a alguns milhares, mais de 100 de Portugal, para viverem esta experiência inesquecível no “campo dos jovens”, aldeia de lona montada pelo exército francês nos arredores do santuário e onde vivemos estes dias diga-se, com algum sacrifício e austeridade.

Saímos de Portugal com 40 graus e logo no segundo dia chuva torrencial…! A comidinha portuguesa estava a muitos quilómetros e durante 8 dias a comida foi invariavelmente, pão, fiambre, queijo, mortadela e outras comidas práticas para uma multidão.

A viagem de ida…uma aventura

Saímos de Portugal, num comboio especial com os cerca de mil congressistas portugueses, debaixo de um calor intenso. Em Espanha quando nos preparamos para jantar a comida não estava em condições por causa do calor. As refeições até França, foram: Bolinhos, bolachas e água. Pelo caminho tivemos ainda direito a uma avaria no comboio que esteve imobilizado algumas horas.

Um encontro de profetas

O tema escolhido para este congresso: “Jesus Cristo, Pão partido paro um Mundo Novo”, vinha ao encontro das grandes preocupações da Igreja neste final de milénio, perante um mundo dividido em dois blocos e fortemente marcado pelas desigualdades, pela fome e pela guerra que alastrava em várias regiões do globo.

Foi neste contexto que durante 8 dias estiveram em Lourdes para rezar e refletir figuras que foram marcantes na vida da Igreja e do mundo neste final do século XX.

João Paulo II, foi o grande ausente sempre presente, Madre Teresa de Calcutá, D. Hélder Câmara, Irmão Roger Schütz, da comunidade de Taizé, Chiara Lubich, fundadora do movimento dos Focolares e tantos outros que marcaram quem os escutou e pode estar bem perto deles.

A contagem para o ano 2000

Na noite do dia 22 de julho, na Basílica de S. Pio X, realizou-se uma das atividades marcantes para os jovens a que se chamou: “Uma velada sobre o mundo”. Uma noite de vigília memorável onde um dos intervenientes foi o carismático arcebispo de Paris, Cardeal Francois Marty, que com a sua voz poderosa interpelou todos os presentes com desafios concretos:

“A marcha para o ano 2 000, anuncia-se difícil, dura para todos vós…tendes de verificar a velocidade. Não é o momento de parar o motor, mas, de repará-lo. Há que mudar de velocidade.

No ano 2 000, tereis 35…40 anos. Vós governareis o mundo novo. Vais viver como todos, ou vais arriscar uma nova aventura? Vais deixar seguir os acontecimentos ou vais construir uma nova história?

– Jesus procura-te e ama-te.

– Jesus chama-te para uma nova aventura.

– Jesus contrata-te para a sua obra.

Com Ele vamos velar sobre o mundo a caminho do ano 2 000 e vamos primeiro lá, onde sofrem os homens.

 terminou a sua intervenção com contas interessantes para a contagem decrescente para o ano 2000.

“Para te lançares na aventura do Mundo Novo, do ano 2 000, faltam 1 000 semanas, 1 000 missas dominicais, 7 000 dias de trabalho apostólico. Maria, diz-nos: Fazei tudo o que Ele vos disser…hoje tendes diante de voz o testemunho de bispos, padres, consagrados, que vos gritam: SOMOS FELIZES.

A resposta

Interpelados ou não por este desafio e por outros, alguns jovens descobriram neste congresso a sua vocação. Uns como leigos comprometidos na Igreja e na sociedade, outros avançaram e responderam ao desafio: “Hoje tendes diante de voz o testemunho de bispos, padres, consagrados, que vos gritam: SOMOS FELIZES”. Foram vários os jovens do nosso país que abraçaram a vida sacerdotal e consagrada depois da experiência de Igreja universal vivida nestes 8 dias, neste Santuário Mariano onde tudo nos fala de Deus.

Uma experiência única que 40 anos depois continua tão viva, atual e interpelante.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.