Conferências sobre como “misericordiar”

O Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) da Diocese de Leiria-Fátima vai promover um ciclo de conferências para o período pascal, com o título “Encontros Pascais”. Para esta primeira edição do ciclo, “que se pretende venha a fazer tradição”, as conferências são dedicadas ao tema “«misericordiar», um neologismo que pretende levar as pessoas a questionarem-se sobre o compromisso concreto na vida das pessoas que a misericórdia exige”, adianta Pedro Valinho Gomes, diretor do CCFC.

Serão três conferências, em três semanas seguidas, na aula magna do Seminário de Leiria, cada uma delas suscitada por uma passagem bíblica.

Assim, a primeira será no dia 22 de abril, sexta-feira, pelas 21h00, com o tema “O uso de uma fé credível (e o que tem a misericórdia a ver com isso)”, suscitado pela passagem de Lc 10, 37: “o que usou de misericórdia”. Será tratada por Paulo Duarte, sacerdote jesuíta, outrora piloto de aviões, e que se dedica também ao bailado, sempre apostado em sublinhar a revelação de Deus a acontecer na beleza da vida. “A sua conferência pretende introduzir-nos às implicações concretas da fé na vida concreta.”

A segunda será a 29 de abril, também sexta-feira, às 21h00, com o tema “A misericórdia em pessoa (o peculiar caso de Jesus)”, suscitado pela passagem de Jo 18, 5: “Eu sou”. Será tratado por Juan Ambrósio, docente de teologia na Universidade Católica Portuguesa, leigo, e um comunicador da fé que transmite alegria e entusiasmo. “A sua conferência pretende apresentar-nos a figura de Cristo como rosto primeiro da misericórdia do Pai e como marco histórico que revoluciona a história humana pela compaixão e o cuidado.”

A terceira será a um sábado, dia 7 de maio, pelas 21h30, com o tema “Um clamor de misericórdia das periferias?”, suscitado pela passagem de Ap 3, 20: “Eu estou à porta e bato”. Será tratado por Irene Guia, religiosa das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, com uma experiência de vida marcante junto dos refugiados no Ruanda, e agora de coração comprometido com os muitos refugiados que palmilham os caminhos da Europa. “A sua conferência pretende fazer-nos focar um caso muito concreto, completamente atual e urgente em que é de misericórdia que falamos e é de compaixão a que somos desafiados: a crise dos refugiados na Europa.”

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.