Conferências de São Vicente de Paulo da Diocese presentes na Assembleia Geral

http://lefa.pt/?p=56859

Laurinda Francisco e Virgílio Gordo, respectivamente presidente e vogal do Conselho Central da Sociedade de São Vicente de Paulo da nossa Diocese, estiveram presentes na Assembleia Geral Ordinária da SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo – Portugal. A mesma decorreu no Externato de S. Vicente de Paulo no Campo Grande, Lisboa, no passado dia 16.

Da respectiva convocatória constaram seis pontos. Os primeiros quatro, sujeitos a apreciação e votação, foram debatidos e aprovados por maioria com uma abstenção, no espaço da manhã, entre a s 10 e as 13 horas. No ponto número 5, destinado a uma breve intervenção de cada Conselho Central presente.

Por ordem alfabética: Algarve, Aveiro, Braga, Coimbra, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Viana do Castelo e Viseu.

Presentes ainda, a AOS – Associação de Obras Sociais, e a AOA – Associação de Obras Assistenciais.

Para lá das intervenções individualizadas, apontando na generalidade para o envelhecimento de quase a totalidade, o apelo ao rejuvenescimento colectivo. Quer dos elementos masculinos e femininos, quer na renovação dos vários Órgãos Sociais. Por exemplo, o Conselho Central do Algarve, destacou a recente eleição do mesmo e os 50 anos da Conferência de Albufeira. Aveiro, destacou as Acções de Formação e a presença na Peregrinação nacional a Fátima. Braga, destacou a entrada de 71 novos irmãos, ãs e uma Assembleia Geral, com a presença de 120 elementos. Coimbra, esteve representada pela recém-eleita presidente do seu Conselho Central. Funchal, destacou que das 325 Conferências, 48 vão estar presentes em Fátima. Guarda, que esteve muitos anos sem Conselho Central, esteve representada pelo novo presidente, residente na Covilhã, onde estão a maioria das Conferências. Leiria, referiu a reactivação de algumas conferências, embora três estejam totalmente inactivas, sendo neste momento 27, totalizando cerca de 330 irmãos. Lisboa, lamentou a ausência do seu carismático presidente Vasco, que se encontra muito mal de saúde, solicitando a todos a oração comunitária. Porto, salientou a muita Formação e a presença na Peregrinação Nacional. Viana do Castelo, destacou o enorme apoio do seu Bispo e a descentralização das várias reuniões, sobretudo em Ponte de Lima. Finalmente Viseu, salientou o apoio de muitos aposentados, na questão da informática, por exemplo.

As intervenções da “AOS” e a “AOA”, apontaram no sentido de uma solução para as Contas Bancárias, pois ambas e os próprios Concelhos Centrais, funcionam em regime de voluntariado!

Mais respostas sociais e maior sentido de responsabilidade, salvaguardando o “Património” da SSVP, através da “Posse” com ajuda do apoio jurídico.

No ponto 6, dedicado a “Outros assuntos de interesse”, várias intervenções. Todas elas direccionadas para a questão das Contas Bancárias e para a posse de alguns imóveis nalguns Conselhos de Zona.

A criação de uma Comissão Nacional, para as questões burocráticas, nessas situações.

Depois do almoço, servido no refeitório do Externato São Vicente de Paulo pelas irmãs, teve lugar a tomada de posse da lista eleita para o quadriénio 2024/2027, composta por elementos de vários Conselhos Centrais do país, com realce para o Conselho Central de Aveiro, ao qual pertence a presidente do Conselho superior nacional, sra. Fernanda Capitão.

Antes da cerimónia da tomada de posse, respectivas assinaturas e renovação do “Compromisso”, o Director Espiritual Providencial, padre Pedro fez uma Reflexão, baseada na pergunta: “O que é que Deus, no pede aqui e agora”?

Depois da tomada de posse, duas intervenções fulcrais e imprescindíveis! A primeira, pela ex-presidente do Conselho nacional, Alda Couceiro. Num misto de emoção, realismo e serenidade, despediu-se com três tópicos muito peculiares. Exemplo de Vida, Reconhecimento de algumas situações que gostava de ter ajudado a resolver (poucas) e Agradecimento colectivo.

A segunda, pela Fernanda Capitão, que depois de agradecer ao Conselho Central de Aveiro, convidados (Banco Alimentar) e aos ex-Órgãos Sociais, começou por enunciar parte do programa de actuação, seu e da sua equipa.

Baseando-se também no Papa Francisco, no Bairro da Serafina, escolheu três palavras. “Juntos”, “Realidade” e “Actuar”, acção ao partir e ao reencontro dos mais frágeis.

Do Caderno Pastoral para o quadriénio 2024/2027, fazem parte temas como: O que, queremos ser? O Ser Vicentino hoje? Unidos por Todos e para Todos, em Cristo; Redescoberta do Saber o que somos.

O Conselho central de Leiria-Fátima, congratula se não só com a presença dos seus representantes, como na forma como decorreu a Assembleia, terminando a mesma com a celebração da Eucaristia, seguida do Porto de honra.

Com as despedidas, ficou o desejo, da maioria se reencontrar na Peregrinação nacional em Fátima nos próximos dias 13 e 14 deste mês.

Também o desejo de muita saúde para todos, a fim de que seja possível um novo reencontro, para lá da Peregrinação Nacional a Fátima.

Lista dos Órgãos Sociais da Sociedade de São Vicente de Paulo, Portugal para o quadriénio 2024/2027

Assembleia Geral

Presidente Luís Filipe Jesus Silva
1ª Secretária Adelina Mª Rocha de Almeida
2ª Secretário António Barbosa Pereira

Direcção Nacional

Presidente Fernanda Mª Freitas Dias Gonçalves Capitão
Vice-Presidente Teresa da Conceição Pinheiro de Carvalho
Vice-Presidente Lisete da Conceição Paranhos de Oliveira
Vice-Presidente Vasco Rodrigues Ferreira
Vice-Presidente Paulo Aloísio Edmond Reis da S. Augusto
Tesoureira Egídia Queirós Martins
Secretário Nuno Álvaro de Andrade Santos
1º Suplente Bernardo Leite Marques Barreto
2º Suplente Cesaltina Porfirio Pereira de Oliveira
3º Suplente José Valente Nogueira
4º Suplente Isabel Lopes Marques Ramalhosa
5º Suplente Messias Lopes de Sousa

Conselho Fiscal

Presidente Joaquim Augusto Ferreira da Silva
1º Secretário Maria Isabel Gomes Brandão
Relator Manuel Fernando Carvas Guedes
1º Suplente Miguel Joaquim Pinto de Castro
2º Suplente Joaquim Casimiro Ferreira Teixeira
3º Suplente António Bernardo Ferrão

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress