“Redes Sociais, as implicações na sociedade e na família” foi o tema da mais uma conferência do ciclo “Escuta-me”, organizado pelo grupo Cáritas Jovem, da Cáritas Diocesana, que decorreu a 6 de maio, no Centro Pastoral Diocesano, em Leiria.
O orador, Paulo Martins, responsável pela área do marketing e inovação do grupo Incentea, falou da necessidade de uma presença bem definida nas redes sociais. Em estilo comunicativo muito informal e dialogante, começou por fazer um enquadramento das redes sociais virtuais, que derivaram das redes sociais já existentes na vida real.
Depois de enumerar alguns exemplos de redes sociais virtuais, apresentou benefícios e malefícios das mesmas. A rapidez de comunicação foi a principal vantagem referida. A ilusão das relações criadas, que podem não corresponder com a realidade, e a dependência que as redes sociais podem criar no usuário foram as desvantagens apresentadas pelo orador, que referiu ser necessária uma gestão adequada do tempo que a elas se despende, através de uma presença bem definida, com metas e objetivos.