Cónego Emanuel Silva é vice-reitor do Santuário de Fátima

O reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, comenta a nomeação como “oportuna e necessária”. O novo vice-reitor afirma-se “surpreendido” e “confiante”.

Tal como divulgámos esta manhã (13.09.2013), o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, acaba de designar o cónego Emanuel André Matos Silva para o cargo de vice-reitor do Santuário de Fátima. Presbítero da diocese de Portalegre-Castelo Branco ao serviço do Santuário desde setembro de 2012, o nomeado vai assumir uma função prevista nos estatutos da instituição, mas que não era ocupada há alguns anos.

Segundo uma nota de imprensa entretanto publicada pelo Santuário, o pedido de um vice-reitor e a sugestão da pessoa para o cargo partiu do reitor da instituição, padre Carlos Cabecinhas, por considerar que “a ampliação do plano de atuação do Santuário” tornavam “oportuno e necessário” recuperar essa função. “Hoje, as exigências são claramente mais extensas do que eram antes”, explica o reitor, apontando a preparação da celebração do Centenário das Aparições, em 2017, como um dos fatores que mais pesou no seu pedido.

Durante o processo de escolha, foram ouvidos os órgãos colegiais que apoiam o reitor nas decisões mais relevantes, chegando-se à conclusão de que “o vice-reitor será uma preciosa ajuda” para a sua missão. Quanto à escolha da pessoa para esta função, o Santuário sublinha que o principal requisito foi “a confiança do reitor e a ponderação das suas capacidades para desempenhar as funções”, concretamente, a de “substituir o reitor nas suas ausências”.

O padre Carlos Cabecinhas anunciou já que o cónego Emanuel Silva irá assumir a “responsabilidade direta por algumas áreas de ação” antes atribuídas ao reitor, continuando a dirigir o Serviço de Pastoral Litúrgica (SEPALI), “uma vez que as celebrações são a principal atividade pastoral do Santuário”. Ao novo colega de reitoria, deixa os votos das “maiores felicidades” no desempenho desta missão “bela, porque de serviço a Deus, por meio de Maria, a nossa Mestra, e aos peregrinos que nos visitam”.

 

Vice-reitor “surpreendido” e “confiante”

Também em declarações à sala de imprensa do Santuário, o novo vice-reitor conta que recebeu este convite “com os sentimentos de surpresa e de admiração”, considerando que é “um desafio que, humanamente, o supera mas que, com a graça de Deus, o obrigará a crescer e fortificar-se para ganhar capacidades”.

Referindo que as suas expetativas são apenas as de “colaborar, em conjunto com a imensa e variada equipa que trabalha no Santuário de Fátima, num projeto de Igreja”, o cónego Emanuel Silva refere que “nunca tinha colaborado a tempo inteiro num projeto e num dinamismo da vida da Igreja com as dimensões e os desafios do Santuário” e sublinha que trabalhará “sempre em estreita colaboração com o reitor e na dependência direta da sua orientação”.

Lembrando que a principal missão do Santuário “é acolher os peregrinos e propor-lhes a vivência da Mensagem de Fátima”, o novo vice-reitor considera que este é “um mistério para ser tocado com muita delicadeza, à maneira de Francisco, Jacinta e Lúcia: «Gosto tanto de Deus!», já que “as Aparições de Fátima, na experiência do encontro da Mãe do Céu com a humanidade, contêm tudo o que o Céu tem para dizer à terra e tudo o que a terra precisa ouvir do Céu”.

“A mensagem de Fátima, por um lado, e as angústias e esperanças da humanidade, por outro, são indissociáveis”, afirma o cónego Emanuel, apontando Fátima como “resposta e convite” aos milhares de peregrinos que ali trazem “uma história, um pedido, uma oração, um desejo, uma ação de graças”. E conclui: “Fátima fala sempre daquilo que é essencial para que a humanidade seja feliz”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.