Concerto do 16.º aniversário do órgão da Catedral de Leiria

Um recital pelo organista Francisco Gomes marcará o 16.º aniversário do grande órgão Heintz da Catedral de Leiria, no próximo dia 4 de outubro, às 21h30.

Foi nesta mesma data, em 1997, que se inaugurou este instrumento, precioso contributo para enriquecimento da animação musical da liturgia.

Como tem sido habitual ao longo dos últimos anos, a Sé de Leiria assinala a efeméride com um concerto comemorativo, sendo este ano convidado o organista Francisco Gomes, do Porto, finalista da licenciatura em Música na Universidade de Aveiro.

A Sé de Leiria convida todos os interessados em participar neste momento festivo, com entradas gratuitas, e informa que, após o concerto, haverá uma visita ao interior do órgão para quem o desejar.

 

O programa incluirá obras de Buxtehude, Bach e Gigout, assim distribuídas:

– Prelúdio em Sol menor, BuxWV 149 | D. Buxtheude (1637-1707)

– Coral “Num Komm der Heiden Heiland”, BWV 659 | J. S. Bach (1685-1750)

– Prelúdio e Fuga em Dó menor, BWV 546 | J. S. Bach

– Coral “An Wasserflüssen Babylon”, BWV 653 | J. S. Bach

– Grand Choer Dialogué | Eugéne Gigout (1844-1925)

  

Francisco Gomes | organista

Natural da cidade do Porto, iniciou os seus estudos musicais na escola de música Silva Monteiro. Mais tarde ingressou no Conservatório de Música do Porto. Participou em Masterclasses de órgão orientadas por Olivier Latry (Paris), Simon Preston (Londres), Marisol Mendive (Ourense), José Luis Uriol (Zaragoza) e Javier Artigas (Murcia). Em 2009, 2010 e 2011, a convite do Grupo de Câmara do Porto, participou nos Ciclos de Órgão e Música Sacra da mesma cidade. Obteve o primeiro prémio no Concurso Interno de Órgão, nível A, do Conservatório do Porto, em 2010. Estudou direção coral com os maestros Artur Pinho (Coimbra) e Lluís Vila (Barcelona). Estudou também técnica vocal para coros com Ghislaine Morgan (Londres). Também em 2010, fundou o Grupo de Câmara Invictus Ensemble, no qual exerce funções de diretor musical e organista, estando a desenvolver um trabalho na área da música sacra. Estudou técnica vocal e canto com o Professor Vítor Lima. Passados os 8 anos do curso complementar do Conservatório de Música do Porto, em setembro de 2011 foi admitido na Licenciatura em Música, vertente Performance, do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, na classe de Órgão da Professora Doutora Edite Rocha. No ano letivo 2011/2012, lecionou Órgão e Órgão litúrgico no Curso de Música Litúrgica da Vigararia da Feira e, no presente ano letivo, na Academia de Música do Olival, Gaia. Em agosto de 2012, realizou o curso de música antiga, vertente órgão barroco, em Daroca, Zaragoza (Espanha), promovido pela Instituição “Fernando el Católico” e pela Universidade de Zaragoza. A convite da AMPO – Associação Musical Pro Organo, realizou em março de 2012 o concerto de abertura do II Ciclo de Órgão da Misericórdia de Aveiro. Tem realizado parcerias com vários grupos musicais em prestação de serviço organístico. Atualmente, frequenta o último ano da licenciatura em órgão, na classe do Prof. Doutor António Mota. É organista residente na Igreja do Carmo, Igreja dos Carmelitas e Igreja Senhora da Conceição, no Porto. 

 

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.