Colónias Cáritas: “Não há monitores perfeitos”

Esta frase foi o mote para um momento de discussão e partilha único na Casa Amarela, no encontro de monitores, do passado fim de semana de 15 e 16 de fevereiro, da Colónia de Férias da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima.

“Acredito que temos muito a aprender se falarmos abertamente dos erros e dos problemas que enfrentamos, na procura incessante, não de uma panaceia, mas de soluções alternativas sensatas que garantam sempre o melhor interesse das nossas crianças e adolescentes”, refere Sandra Duque Maurício, orientadora da sessão.

Assim, procurando que este momento fosse “um marco nesse percurso de constante incerteza, avanços e recuos, mas vontade de fazer sempre mais e melhor”, procurou-se evitar a criação de protótipos ou estereótipos de monitores perfeitos ou imperfeitos, mas encontrar respostas a partir das dificuldades concretas sentidas pelos monitores.

No final, uma conversa sobre “os elementos essenciais para fazer face a estes e outros desafios” e uma certeza: “este foi só o ponto de partida; assumirmo-nos como monitores imperfeitos em busca do melhor é um trabalho contínuo que parte de todos e cada um de nós”, conclui Sandra Maurício.

Os interessados podem ler o texto completo.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress