Colégio do Coração de Maria recebe 9.ª Bandeira Verde Eco-Escolas

O Colégio do Sagrado Coração de Maria de Fátima foi galardoado mais uma vez com a Bandeira Verde Eco-Escolas.

Ao longo do ano letivo 2015/2016, comunidade escolar e parceiros implicaram-se no Programa Eco-Escolas e no Projeto aTerra, de modo a construir uma escola e uma comunidade mais sustenváveis. Esta construção implicou a realização de uma grande diversidade de atividades e projetos promotores de uma consciência ecológica e de práticas amigas da “nossa casa comum” (Papa Francisco).

De entre essas iniciativas, é de realçar o impacto da semana da monitorização, durante a qual a Brigada Verde (constituída por alunos) supervisionou a utilização dos ecopontos existentes nos demais espaços do Colégio; as campanhas muito participadas de recolha de resíduos (tampas de plástico, tinteiros, eletrodomésticos, óleos usados, rolhas de cortiça e pilhas); as ações de formação realizadas no âmbito de temas como recursos hídricos ou o projeto Re-food; o cultivo de produtos hortícolas; a realização do “Encontro sustentável” – 24 horas de partilha, reflexão e aprendizagem na quinta da “Casa Velha” em Vale Travesso (Ourém), entre outros.

O trabalho realizado ao longo do ano culminou na Festa do Colégio, subordinada ao tema “Juntos por um Mundo melhor”. Com base na herança deixada pelo fundador, o P. Jean Gailhac, e na “Laudato Si” do Papa Francisco, procurou-se a mensagem de que é tão importante cuidarmos uns dos outros como cuidar e proteger o Planeta Terra, pela mudança de estilos de vida.

Esta festa contou com a presença de produtores locais para venda dos seus artigos, oficinas de lanches saudáveis, degustação de águas aromatizadas e exposições de diversos trabalhos dos nossos alunos. “Acreditamos que são estes os passos que a Escola tem de dar no sentido da formação integral dos alunos, nomeadamente na preparação de cidadãos conscientes, responsáveis e proativos, cuidadores da casa comum de que tanto nos fala o Papa Francisco”, refere Marlene Carvalho, em comunicado enviado ao PRESENTE.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress