Colégio de Nossa Senhora de Fátima celebrou 90 anos

Um grupo de alunas, de várias gerações, rumou até lá para festejar tão feliz data. É claro que, do original, já pouco resta. Mesmo assim ele lá está, desafiando o tempo e cumprindo a sua nobre missão. Ensinar e educar, preparar para a vida.

Esbugalharam-se os nossos olhos quando nos debruçamos das janelas para ver a cidade, o castelo e todo aquele casario, porque a cidade cresceu espalhando-se sobre as encostas.

Muitas envelheceram, as veteranas. Porém reconhecemo-nos facilmente porque os traços ainda se mantêm e a memória dos tempos ali passados essa permanece. Episódios ali vividos durante dias, semanas e meses, estiveram presentes e reavivados.

Para tal muito contribuíram as fotografias e um filme que nos deixou comovidas. Festas de Natal, passeios ao campo, cenas da vida quotidiana, imagens de meninas cujo futuro estava envolto em mistério.

As irmãs, sempre empenhadas em preparar-nos para a vida, ali passavam ao nosso lado, o seu tempo.

Os nossos professores que nos transmitiram o saber e a educação, são uma referência que não esquecemos.

Pelos corredores, olhando as fotografias, espreitando os pátios onde brincámos (sem os baloiços) revivemos episódios que nos fazem sorrir.

Autênticas anedotas, comportamentos inocentes, outros nem tanto, eis uma tarde inesquecível para quem às tantas, já não gosta de brincar, como então sucedia. Surgiu então o momento de oração. Fomos à capela e rezámos em silêncio, em conjunto. Rezámos pelos professores, irmãs, colegas que já partiram. Cantámos também e descemos para um local onde fomos felizes. O pátio de recreio esperava-nos. Ainda se conservam ali as vetustas nespereiras cujas nêsperas, de focinhas, nos tentavam.

Ali nos foi servido o almoço. O sol aqueceu e as sombras refrescaram-nos enquanto a conversa continuou. Em grupos fomos saboreando as iguarias e recordando esse passado que o tempo não conseguiu apagar. O bolo de aniversário ia desaparecendo… começaram as despedidas e a troca de números de telemóvel. São as novas tecnologias, coisa que no passado, não existia.

O Colégio de Nossa Senhora de Fátima, com quinhentos alunos, no regime de externato, continua a sua nobre missão de ensinar e educar. Esta Pátria está a precisar de muitos e bons educadores para que, as gerações vindouras nos tragam e a quem viver, cidadãos íntegros e dignos do respeito que merece.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress