Colégio de Nossa Senhora de Fátima celebra 90 anos

 Celebrar 90 anos é um marco importante na vida de qualquer pessoa ou instituição. É, antes de mais, tempo de dar graças pelo vivido, pela história construída, pelo caminho feito.

Mas também, é tempo para refletir no porquê da existência e nos desafios que essa mesma existência coloca à pessoa ou à instituição.

Foi inspirado nesta realidade, que o colégio Nossa Senhora de Fátima promoveu, no passado dia 14 de março, a realização de um painel, comemorativo dos seus noventa anos de existência. Quisemos partilhar o que foi o caminhar do Colégio desde a sua fundação, dentro da comunidade social onde está inserido. É uma história que acompanha o caminhar da cidade e da sua história, como o Dr. Acácio Sousa brilhantemente nos mostrou.

Mas esta história alicerça numa origem, que ultrapassa o momento do início da sua própria existência, e que é a fundação da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena. Fundar uma Congregação Religiosa, no meio do ambiente hostil do séc. XIX. Fé ou loucura? A lucidez da fé foi sempre acompanhada por um pouco de «loucura» que permite sonhar no meio da adversidade, contrariando a «sensatez» daqueles que pensam que o melhor e mais prudente é estar quieto. Neste percurso fomos acompanhados pela Ir. Rita Maria Nicolau, Superiora Geral da Congregação.

O terceiro momento foi refletir sobre os desafios que esta herança histórica nos coloca na projeção para o futuro. Aqui o Dr. António Bagão Félix deixou-nos alguns desafios muito importantes, para quem sempre se pautou pela oferta de um projeto educativo integral, onde todas as dimensões da pessoa estejam presentes. No meio de uma sociedade tecnocrata, onde toda a informação está disponível ao alcance de um simples clic. É preciso ensinar os jovens a ser melhores pessoas; é preciso educar o coração para que toda a informação e conhecimentos possam ser transformados em sabedoria, capaz de ajudar a construir uma sociedade mais justa; é preciso ensinar as crianças e os jovens a ter fé em si mesmos, a acreditar que são capazes, que cada um tem uma capacidade que é preciso descobrir e valorizar.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.