Coimbrão e Monte Redondo receberam novo pároco

Depois de 41 anos, o Coimbrão, e 38, Monte Redondo, estas duas paróquias receberam neste domingo, dia 13 de setembro, o padre Manuel Henrique Gameiro de Jesus, como seu novo pároco.

Depois de 41 anos, o Coimbrão, e 38, Monte Redondo, estas duas paróquias receberam neste domingo, dia 13 de setembro, o padre Manuel Henrique Gameiro de Jesus, como seu novo pároco.

Por razões de avançada idade, o padre Joaquim de Jesus João cessou o seu longo ministério pastoral nestas comunidades paroquiais. Foram muitos os fiéis e amigos, entre os quais alguns sacerdotes, que quiseram estar presentes, bem como os autarcas e a Filarmónica de Monte Redondo.

Foto de João Pedrosa, Digital Zoom

A dar posse ao novo pároco, em nome do bispo diocesano, D. António Marto, esteve o Vigário Geral, padre Jorge Guarda. O padre Manuel Henrique fez o juramento de fidelidade, mediante o qual se comprometeu a exercer o seu ministério pastoral em comunhão com a Igreja e em obediência ao bispo, e a profissão de fé católica, que é a base e a finalidade da sua missão, que é a de a alimentar e a fazer crescer em todas as pessoas. Numa e noutra paróquia, foi manifestada publicamente a gratidão ao padre Joaquim João e oferecidas lembranças. O novo pároco recebeu as boas-vindas e a oferta de produtos da terra, em sinal de acolhimento.

No final da celebração, o padre Joaquim João agradeceu a colaboração recebida e o apoio de muitos, pediu perdão pelas falhas cometidas e exortou ao melhor apoio e colaboração com o novo pároco, elogiando a sua boa preparação. O novo pároco manifestou a sua satisfação pelo acolhimento, anunciou a publicação de uma folha paroquial em cada semana, para levar formação e informações a cada casa, e prometeu estar disponível para o serviço pastoral às pessoas, não para “inventar nada”, mas para “decididamente reinventar”, “com paixão” e com os dons que Deus lhe deu, confiando, mais do em si próprio, “n’Aquele que tudo pode e que a todos capacita para a missão”. Citando palavras do Papa Francisco, disse desejar que estas sejam paróquias “em saída”, em contacto com as casas, a vida das pessoas e do povo, “que não sejam escritórios, mas que, animadas pelo espírito missionário, sejam lugares de transmissão da fé e testemunho da caridade”. Ao novo pastor não faltaram os aplausos das pessoas presentes.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.