A Junta Regional de Leiria do Corpo Nacional de Escutas (CNE) vai promover mais uma edição do projeto “Planta-me”, no âmbito do Dia da Árvore Autóctone, celebrado a 23 de novembro em toda a Península Ibérica.
Este ano, em colaboração com o Departamento Regional de Ambiente, a iniciativa será alargada a toda a região, de modo a que todos os agrupamentos possam participar sem restrição de concelhos.
À semelhança das edições anteriores, este projeto consiste em identificar zonas nos concelhos em que os agrupamentos estão inseridos para a plantação de árvores de espécies autóctones, acompanhando depois o seu crescimento e evolução ao longo do tempo. Os objetivos são “distinguir de forma pedagógica o Dia da Floresta Autóctone, contribuir para a sensibilização ambiental dos jovens da comunidade e promover e conservar a floresta nativa e as espécies autóctones”.
Assim, durante o fim de semana de 21 e 22 de novembro, cada bando, patrulha ou equipa deverá indicar uma localização para a colocação de uma árvore, que será cedida pela respetiva câmara municipal.
Segundo comunicado do CNE de Leiria, para tornar este projeto ainda mais abrangente, o mesmo será também associado ao projeto
“Trees for The World” (Árvores para o Mundo), um programa que envolve vários países de todo o mundo, inserido no projeto dos Mensageiros da Paz. A atividade dará aos participantes a oportunidade de obterem a insígnia de Mensageiros da Paz, sempre com o intuito máximo de “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos”, uma das afirmações de Baden-Powell, fundador do movimento escutista mundial.
O CNE de Leiria está ainda a criar uma plataforma na internet para difundir onde e por quem serão plantadas as árvores, “uma espécie de facebook da árvore que for plantada”.