Numa iniciativa da Fraternidade Sacerdotal, que congrega a maior parte dos sacerdotes da Diocese de Leiria-Fátima, teve lugar no Santuário de Fátima, no dia 21 de setembro, a celebração dos jubileus dos que neste ano comemoram 25, 50, 60 ou 75 anos de ordenação.
São eles: Manuel da Silva Gaspar, 75 anos, Adelino Rodrigues Ferreira e Luciano Gomes Paulo Guerra, 60 anos, Alcides Rocha dos Santos Neves e Clemente Dotti, 50 anos, Rui Acácio Amado Ribeiro, Vítor José Mira de Jesus, Luís Manuel Morouço Almeida Ferreira, José Martins Alves e Pedro Manuel Jorge Ferreira, 25 anos.
Na Eucaristia, presidida pelo Bispo diocesano, concelebrada pelos padres jubilários e por muitos outros e participada pelos peregrinos, na Basílica da Santíssima Trindade, esteve também um casal a celebrar os 50 anos de matrimónio. Por motivos de saúde, esteve ausente o cónego Manuel Gaspar, e o padre Adelino Ferreira participou na celebração sem estar paramentado.
Na homilia, partindo da festa de S. Mateus e da vocação deste apóstolo, D. António Marto pôs em destaque o dom da vocação, seja do matrimónio seja do sacerdócio, como dom de Deus e fonte de graças e de misericórdia de Cristo para com os que são chamados. Manifestou a gratidão a Deus pelo dom das vocações que se estavam a celebrar, recomendou aos fiéis que amem e estimem os seus sacerdotes e lembrou aos padres jubilários que eles são, acima de tudo, ministros da ternura e da misericórdia de Jesus Cristo para os homens e mulheres do nosso tempo.
Seguiu-se um almoço de confraternização. Num e noutro ato, participaram também os pais de alguns dos sacerdotes.