Cinema, exposições e atividades ao ar livre na Festa das Famílias

Faltam duas semanas para a Festa das Famílias, que encerra os dois anos dedicados à pastoral familiar na Diocese. No dia 17 de maio, o Parque da Cerca, na Marinha Grande, será o palco de um encontro que pretende reunir as famílias da Diocese para “celebrar o caminho percorrido e partilhar com alegria a beleza de ser família”, lê-se num comunicado da equipa coordenadora, onde é apresentado o programa proposto para o dia de convívio.

O início da Festa das Famílias está marcado para as 9h00, no palco principal do recinto. À chegada, as famílias deverão dirigir-se ao check-in (balcão de registo) para receber o guião da atividade, onde constará a informação necessária sobre as atividades propostas. Para o período da manhã, entre as 10h00 e as 12h00, na renovada Casa da Cultura – Teatro Stephens, será exibido o filme familiar “Um Sonho Possível”, de John Lee Hancock. No mesmo período, as famílias poderão visitar o Museu do Vidro, onde estará um artesão a trabalhar o vidro ao vivo. No Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) daquele museu, vai estar patente a exposição “Esculpir o Aço”. A entrada nestes espaços é gratuita para os participantes na Festa das Famílias, mediante a apresentação do guião da actividade, que será distribuído no início do dia. Em alternativa às atividades culturais, é proposto às famílias um passeio de bicicleta pela Mata Nacional de Leiria, com partida às 10h00, junto ao recinto. “Não é um percurso muito extenso, uma vez que é uma proposta para adultos e crianças. Durante o circuito, estão previstas algumas dinâmicas a realizar em família”, adiantou ao PRESENTE o padre José Augusto, diretor do Departamento da Pastoral Familiar (DPF).

Durante a tarde, as atividades propostas nos ateliers vicariais preencherão a agenda. “São ateliers temáticos sobre o tema da família. Cada Vigararia aprofundou, ao longo deste último ano, um tema sobre a família, que agora apresenta numa dinâmica proposta em ateliers.” Estes ateliers estarão disponíveis, no período da manhã, para os adolescentes que participam no ENDIAD, Encontro Diocesano de Adolescentes, destinado a todos os grupos do 7.º ao 10.º ano, também ele integrado na Festa das Famílias, informa o diretor do DPF.

 

50 quilos de pão-de-ló para o convívio familiar

A meio do dia, é hora de recarregar energias, num almoço partilhado que se realiza no espaço do recinto. “Porque a refeição é um espaço de convivência familiar por excelência, convidamos as famílias a trazerem almoço para partilhar”, refere o padre José Augusto.
Não há festa sem bolo e a Festa das Famílias conta ter cerca de 50 quilos de pão-de-ló para oferecer a todos participantes. Para garantir este momento doce, a organização conta com a generosidade das pastelarias da Diocese, que oferecem o pão-de-ló, que será partilhado depois da celebração do jubileu dos casais, padres e religiosos que celebram 25, 50 ou 60 anos da sua vocação, no final da atividade.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.