Chá, bolo e biscoitos, compotas… e olhos vendados nos Pousos

Como tem sido hábito preparar cuidadosamente estas iniciativas, também se convidou os pais para um encontro preparatório, que decorreu no salão paroquial, e que se destinou a Pousos e Vidigal.

Foi assim que se iniciou uma reunião de pais das crianças do 3º ano, em preparação da Festa da Luz.

Por partes: a Festa da Luz é uma celebração proposta no calendário de catequese, a coordenar com o 3º ano. E pode realizar-se quando cada comunidade o entender, seja na celebração dominical, seja em celebração de grupo ou familiar. Na nossa paróquia ligou-se esta celebração ao início do Advento, e tem-se celebrado com todos os grupos da catequese, nas tardes de sábado; a orientação é do 3º ano, mas conta com o apoio do 4º ano e do 5º.

Ao longo destes três anos tem-se evoluído o conteúdo e a estrutura da celebração (inserida na Missa), por forma a associar textos e sinais, quer ao tempo de preparação para o Natal, quer na ligação com a identidade de Jesus, a Luz das Nações.

Como tem sido hábito preparar cuidadosamente estas iniciativas, também se convidou os pais para um encontro preparatório, que decorreu no salão paroquial, e que se destinou a Pousos e Vidigal.

Mas no princípio “eram as trevas”! De facto as luzes estavam apagadas, e os participantes entraram na sala de olhos vendados, levados pela mão dos catequistas. E, sentados à mesa, tinham na sua frente chá, biscoitos e bolos, compotas, açúcar, colher e guardanapos. Para um repasto às escuras! É imaginável o que se seguiu…

Este acolhimento foi previsto para situar o enfoque da reunião: significados a apreciar a propósito da celebração que as crianças destes pais vão realizar nas duas próximas semanas.

Ainda durante este chá foi proposto que em cada mesa se dialogasse sobre quatro conteúdos, para partilha posterior a todos os presentes: comunidade, amor, felicidade e a importância de Cristo na estatura pessoal de cada um.

Houve ocasião para uma reflexão sobre o sentido teológico e bíblico da Luz, em referência a Cristo (e, particularmente, às ocasiões Natal e Páscoa). E trataram-se os aspetos práticos relacionados com as celebrações.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...