A situação de pandemia em que se encontra o país obriga a Diocese a profundas alterações nos planos pastorais. A própria procura dos serviços diocesanos diminuiu drasticamente. Nesta fase de progressivo desconfinamento nacional, as redes de contacto social vão continuar a aumentar e a possibilidade de transmissão da covid-19 também.
Procurando ir em linha de conta com as indicações da Direção-Geral da Saúde (DGS) no que diz respeito à frequência de espaços fechados, o Centro Pastoral Diocesano (CEPADI), no seminário Diocesano de Leiria, está a colocar em prática as seguintes medidas:
a) vão ser colocadas barreiras de proteção em acrílico nos locais de atendimento ao público: portaria, Administração diocesana, Secretaria do CEPADI e Câmara Eclesiástica;
b) os funcionários passarão a usar máscara sempre que as suas funções os obrigarem a estar frente a frente;
c) os funcionários passarão a usar máscara sempre que atenderem alguém exterior ao Seminário;
d) os funcionários farão a higienização dos espaços e objetos usados pelas pessoas que receberem, depois de cada atendimento.
Para que estas ações sejam eficazes, é pedida a colaboração daqueles que se deslocam ao Seminário. Por isso, é recomendado que cumpram as seguintes indicações:
a) usar máscara durante todo o tempo em que estiver dentro do edifício;
b) higienizar corretamente as mãos à entrada do edifício e depois de sair dos gabinetes onde for recebido, com o líquido disponível nos corredores.