Centro Pastoral Diocesano: Uma casa para todos

O Seminário Diocesano de Leiria está em obras. Quase 50 anos depois da inauguração, o edifício que serviu a formação de seminaristas está a ser remodelado para acolher o novo Centro Pastoral Diocesano, onde funcionarão os serviços da cúria e variados organismos de dinamização eclesial.

As obras arrancaram a 15 de dezembro e estão a decorrer a bom ritmo, com data prevista de conclusão a 15 de julho. O Bispo de Leiria-Fátima acaba de publicar uma nota pastoral sobre o assunto, que publicamos na íntegra. Revelamos ainda alguns pormenores deste empreendimento.

Foi há cerca de um ano que o processo de remodelação do Seminário Diocesano para a instalação do novo Centro Pastoral Diocesano começou a ser arquitetado. D. António Marto constituiu uma equipa de quatro sacerdotes, que acompanha desde então o decorrer das obras: Jorge Guarda, vigário geral, Cristiano Saraiva, ecónomo diocesano, José Augusto Rodrigues, reitor do Seminário Diocesano, e Manuel Henrique Jesus, ecónomo desta instituição. O projeto tinha sido desencadeado a partir de uma decisão do Conselho de Coordenação Pastoral e depois de, nestes últimos anos, começarem a ser pensadas novas ocupações para o edifício.

A ideia do novo Centro Pastoral Diocesano surgia com dois objetivos concretos: “concentrar, de uma forma mais visível, os serviços da cúria diocesana no mesmo local e criar melhores condições físicas para o exercício da ação pastoral daqueles serviços e para os leigos que deles usufruem”, refere o reitor do Seminário. Na nota pastoral “Seminário, casa para a diocese” (ver página ao lado), D. António Marto fala das “alterações da proposta de formação da vocação sacerdotal” que se têm sentido nas últimas décadas e que tornaram disponível o espaço no Seminário Diocesano, que até então era utilizado para aquela finalidade.

Tomada a decisão, iniciava-se a concretização da mesma, como explica o padre José Augusto: “A equipa responsável começou por entrar em contacto com um gabinete de arquitetura, que fez o projeto base. Depois, contactámos engenheiros para elaborar as especialidades, tendo sido criada uma equipa de projeto. Finalmente, criou-se um caderno de encargos, que foi posto a concurso a cinco empresas de construção civil. Das propostas recebidas, foi escolhida a que oferecia as melhores condições ao nível económico e de segurança nos resultados”.

Com vista a clarificar e regulamentar toda a abrangência de ação deste novo espaço, está já a ser pensada a criação de estatutos próprios, informa o reitor, também nomeado diretor do Centro Pastoral Diocesano. “Este Centro deverá coordenar as três realidades, que deverão estar em diálogo: o Seminário, a Diocese e os demais serviços da cúria.”

 

Os custos da obra

Uma obra desta envergadura envolve custos avultados, cerca de 1,2 milhões de euros, suportados em parte pelo Seminário e pelo Fundo Económico Diocesano. Do pedido de ajuda enviado ao Santuário de Fátima veio uma resposta positiva, que se concretizou num apoio financeiro de 250 mil euros, informou o padre José Augusto. “Assegurados estão cerca de um milhão de euros, faltando uns 200 mil, que esperamos vir a obter do contributo das paróquias, movimentos, instituições e pessoas individuais”, esclarece.

Na sua nota pastoral, o Bispo reforça a justiça e a importância do contributo e da “generosidade dos fiéis católicos” para uma obra que é “eminentemente de cariz diocesano” e que pretende ser “uma casa aberta a todos e ao serviço da formação e fortalecimento da fé de quantos a venham a frequentar”.

“Nós precisamos economicamente da ajuda de todos os diocesanos, mas esse contributo também é importante porque, desta forma, envolvemos todos os diocesanos numa obra que é deles e para eles”, sublinha o reitor do Seminário, ao falar da experiência de comunhão e partilha com que se deve perspetivar qualquer ajuda. Ainda numa fase embrionária, quando os sinais de obras ainda não se faziam notar, já havia contributos a chegar, informa aquele responsável.

A conclusão da obra está prevista para 15 de julho, e a celebração do Dia da Igreja Diocesana, no início do próximo ano pastoral, deverá aqui, com programa ainda a definir.

 

O que vai ter o novo edifício?

Portaria. Salas de visitas. Secretaria. Reitoria. Refeitório para funcionários. Cozinha totalmente equipada. Refeitório principal alargado. 5 salas para 40 a 120 pessoas.

 

Serviços da cúria diocesana:

Centro de Cultura Formação Cristã (antigo CFC); Departamentos: Liturgia, Pastoral Familiar, Educação Cristã, Pastoral Social, Vocações, Pastoral Juvenil, Património Cultural e outros movimentos e serviços; Jornal Presente Leiria-Fátima; Câmara Eclesiástica; Arquivo Diocesano; Tribunal Eclesiástico.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt