Centro Escutista na Quinta do Escuteiro faz 35 anos

No dia 23 de outubro, tiveram início as comemorações, com uma cerimónia presidida pelo assistente regional padre José Henrique, que fez a benção das árvores que iriam ser plantadas no âmbito da iniciativa "A tua árvore na QE".

A Quinta do Escuteiro, Centro Escutista da região de Leiria-Fátima, faz 35 anos, que merecem ser celebrados! 

No dia 23 de outubro, tiveram início as comemorações, com uma cerimónia presidida pelo assistente regional padre José Henrique, que fez a benção das árvores que iriam ser plantadas no âmbito da iniciativa “A tua árvore na QE”; Para a anfitriã deste evento, a chefe Daniela Casimiro, diretora deste Centro Escutista, “este espaço, se tratado e acarinhado, será sempre um espaço natural, ideal para a vivência do escutismo e que proporciona muitos momentos de felicidade”, tendo agradecido a presença de todos, em nome da Junta Regional de Leiria-Fátima, da equipa da Quinta do Escuteiro e da equipa Pica-Pau, como é conhecido o staff deste Centro. 

Nesta cerimónia estiveram também presentes o chefe Sérgio Mouta, Secretário Nacional do Ambiente e Sustentabilidade do CNE, o chefe António Rendeiro, do Departamento Nacional de Centros Escutistas, o chefe regional de Coimbra e adjunto, e chefes dos centros escutistas Viriato-Viseu e Penha-Guimarães. Representando a vila da Batalha, onde se localiza a Quinta do Escuteiro, esteve o presidente da câmara, Raúl Castro, e o pároco, padre Armindo Castelão Ferreira.

Vitor Tavares, antigo escuteiro e membro da comissão de honra destas comemorações, não podendo estar presente, enviou o seu contributo por escrito, onde refere que a região, “em 1986 ansiava por um local onde pudessem fazer actividades e receber escuteiros de outros países. Era uma mais valia e uma necessidade”. Relembrou também o “chefe Jacinto de Sousa Gil que, no seu íntimo, assumiu este desafio e teve artes de encontrar este espaço e a forma de o adquirir”. Falou-nos igualmente “da colaboração contínua do município da Batalha ao longo destes 35 anos”.

Raúl Castro, actual presidente da Câmara Municipal,  dirigiu-se aos escuteiros presentes na cerimónia, falando do seu percurso como escuteiro e de “ter e conhecer os valores e princípios de Baden-Powell”. Disse ainda que, “o Campo que os escuteiros têm na Batalha, tem um grande significado por ser um espaço e instrumento para desenvolver atividades”. Disse-nos ainda que a importância da interação com a comunidade levará o município a apresentar em breve, um conjunto de iniciativas com isso relacionadas.

Sérgio Mouta, do SNAS, definiu a Quinta do Escuteiro como um Campo de “referência para todos os campos escutistas em Portugal e para a vivência do escutismo, porque congregou à sua volta tudo o que é o âmago do escutismo” e “põe em campo todos os programas pedagógicos e ambientais que o escutismo defende”.

Armindo Castelão Ferreira, actual pároco da Batalha, era há 35 anos o assistente regional, relembrou o primeiro contacto que teve com o escutismo enquanto seminarista, no agrupamento 35-Seminário e a importância desse agrupamento para o desenvolvimento do escutismo na região – foram alguns desses seminaristas, já padres, que impulsionaram o aparecimento de novos agrupamentos. Lembrou também o processo de aquisição do terreno da Quinta do Escuteiro – parte comprado, parte oferecido pela proprietária, Maria Ercília Zúquete – e a importância deste espaço numa região em crescimento.

Este projecto “A tua árvore na QE” que teve início neste dia, é a forma de todos os escuteiros da região darem um “presente” à Quinta do Escuteiro e às gerações futuras. Cada secção de todos os agrupamentos pode ter uma ou mais árvores plantadas nos terrenos deste Centro Escutista. Ao longo dos últimos meses, os agrupamentos valorizaram e personalizaram uma placa de madeira reciclada, bem como, procuraram espécies de árvores frutíferas ou arbustos mais característicos da zona do seu agrupamento. São o caso das macieiras “rostimau” trazidas pelo 1142-Olival, concelho de Ourém; dos vidoeiros trazidos pelo 1209-Bidoeira, do concelho de Leiria ou do alecrim e tomilho que virão do 1336-Minde, do concelho de Alcanena.

 “A tua árvore na QE”, terá continuidade até Março de 2022, de modo a que todos os agrupamentos da região de Leiria-Fátima possam ter oportunidade de plantar as suas árvores, sem haver ajuntamentos desnecessários e assim conseguirmos comemorar o 35º aniversário da Quinta do Escuteiro com o máximo de segurança e felicidade.

Notícias escutistas!

Se quiseres receber no teu e-mail e em tempo real as notícias sobre o escutismo da Região que publicamos aqui, subscreve a nossa newsletter
Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Formação sobre administração de bens da Igreja
8 de Fevereiro
, às 10:00
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Formação sobre administração de bens da Igreja
22 de Fevereiro
, às 14:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress