Nos passados dias 11, 12 e 13 de março a Bidoeira acolheu o 13º ciclo do Cenáculo Regional. Esta atividade anual organizada por e para caminheiros – escuteiros dos 18 aos 22 anos, de lenço vermelho – consiste num espaço de discussão de temas com relevância para o Escutismo, à escala pessoal, regional e nacional. Nesta edição, os Caminheiros da região Leiria-Fátima subiram num balão de ar quente rumo ao mundo da Fantasia, onde os sonhos se tornam realidade.
Diversos fóruns pontuaram este Cenáculo, lugar onde se discutiram temas relevantes para o movimento, como a saúde mental dentro do escutismo (“Tranquila_Mente”), a motivação individual (“Sonhos não cabem em gavetas”), a motivação no clã (“Dá o que tens de melhor!”), a motivação no movimento (“Dá o que tens de melhor!”) e o Escutismo Seguro (“Caminheiros Informados”). Tempo ainda houve para “Mente Sã, Corpo São”, um momento de yoga.
Catarina Brito, da Representante do Cenáculo Regional, afirma a importância de “um Cenáculo presencial passado dois anos de confinamentos e afastamentos do que é realmente o escutismo.” Para além dos debates ricos sobre temas fortes e fundamentais, Catarina destaca o papel da atividade para “reacender a chama do Caminheirismo da região e incentivar os Caminheiros mais novos a continuar este projeto.”
E efetivamente vai haver continuidade com a eleição dos representantes regionais para o novo ciclo, que ocorreu no final de um intenso e cheio de emoção fim de semana. Foram eleitos 4 caminheiros: Daniela Gaio do 1041 Caranguejeira, Guilherme Fernandes do 194 Batalha, Pedro Silva do 370 Porto de Mós e Ana Filipa Félix do 194 Batalha.
⚠ O módulo não pode ser fornecido porque o conteúdo solicitado não é (por mais tempo) acessível. Entre em contato com o administrador para obter acesso.