Cenáculo Nacional transforma jovens em alpinistas

O Cenáculo é uma atividade destinada a caminheiros – escuteiros com idades entre os 18 e os 22 anos – e desenvolve-se em paralelo a nível regional e nacional.

Nos passados dias 26, 27 e 28 de novembro, em Abrantes, realizou-se o encontro fechado do 20º Ciclo do Cenáculo Nacional, no qual participou uma representante da região de Leiria-Fátima. Este encontro transformou os seus participantes em “alpinistas”: jovens com sede de sair da zona de conforto, querer ser mais, querer descobrir mais e a capacidade de escalar montanhas.

O Cenáculo é uma atividade destinada a caminheiros – escuteiros com idades entre os 18 e os 22 anos – e desenvolve-se em paralelo a nível regional e nacional. Durante um fim de semana discutem-se temas relacionados com o funcionamento da IVª secção, do escutismo em geral ou da sociedade. São também ouvidos convidados exteriores ao movimento e organizados fóruns de discussão.

Neste encontro fechado os representantes regionais eleitos no passado mês de março estiveram presentes através de Catarina Brito, caminheira do agrupamento 36 Marinha Grande. Tendo sido incluída na tribo Maria Sá, a reflexão escolhida por este grupo ao longo do fim de semana centrou-se no tema “Onde fica a IVª [secção] na tua vida?”, tendo por questões orientadoras “O que te leva a continuar no escutismo?”, “O que te afasta do movimento?” e “O que poderia contribuir para a tua motivação?”

Para além desta reflexão, tópicos como a Educação não Formal no Escutismo, o Compromisso, a Comunicação, a Eficiência e Eficácia ou a Fé foram estando presentes nos vários fóruns ao longo do fim de semana.

O desafio de representar a região foi para Catarina símbolo da “grande mochila que temos às costas e da confiança que em nós depositaram.” Destaca o “muito trabalho” ao longo do fim de semana, mas sem esquecer as “muitas partilhas, amizades, risos, partilha e animação.”

Enriquecidos com as experiências e reflexões adquiridas neste fim de semana, os representantes da região e a restante equipa do Cenáculo Regional irão continuar a preparação do encontro que se realizará no próximo mês de março. Olhando para o percurso que ainda há a fazer, Catarina conclui: “O meu caminho como alpinista ainda agora começou, e por de trás de uma montanha, haverá sempre outra maior.”

Fotografia: Catarina Brito

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente