Neste início da Quaresma, os cristãos sentem a falta do contacto, da convivência, da celebração presencial que lhes traz a noção de corpo e de comunidade viva, em caminhada rumo ao domingo de Páscoa.
Não sendo possível este contacto, há que recorrer à imaginação para minimizar a distância que isola, oprime e deprime.
À intenção de celebrar com cada um juntou-se a particularidade de celebrar em conjunto com as comunidades de Santa Eufémia e Boa Vista, em transmissões online ou reuniões por video conferência.
São exemplo desta interação:
Reunião de catequistas cuja agenda era contituída por assuntos comuns às duas paróquias.
Celebração de Quarta feira de Cinzas: transmitida via facebook a partir da igreja da Boa Vista, participada por um pequeno grupo representativo dos paroquianos das duas comunidades, levou a casa de cada um a possibilidade de viver, no seu espaço, a celebração que habitualmente frequentava na sua igreja. Durante a homilia o padre Nuno lembrou-nos os três propósitos para viver uma Quaresma de qualidade: a caridade que nos liga aos outros, a oração que nos liga a Deus e o jejum que nos liga a nós próprios e exortou-nos a cuidar de quem se encontra em condições de sofrimento, abandono ou angústia por causa da pandemia.
O retiro popular: está a ser realizado online, com base no guião diocesano e conta também com a participação de paroquianos das duas paróquias.
Desafio: para melhor viver a Quaresma foi lançado o desafio de colocar uma cruz na janela, porta ou jardim de nossas casas. Esta iniciativa ajuda a lembrar o tempo litúrgico que estamos a viver. Os participantes têm partilhado nas redes sociais a foto da sua iniciativa, servindo para incentivar outros a aderir também.