Celebrações interparoquiais em Santa Eufémia e Boa Vista

À intenção de celebrar com cada um juntou-se a particularidade de celebrar em conjunto com as comunidades de Santa Eufémia e Boa Vista, em transmissões online ou reuniões por video conferência.

Neste início da Quaresma, os cristãos sentem a falta do contacto, da convivência, da celebração presencial que lhes traz a noção de corpo e de comunidade viva, em caminhada rumo ao domingo de Páscoa.

Não sendo possível este contacto, há que recorrer à imaginação para minimizar a distância que isola, oprime e deprime.

À intenção de celebrar com cada um juntou-se a particularidade de celebrar em conjunto com as comunidades de Santa Eufémia e Boa Vista, em transmissões online ou reuniões por video conferência.

São exemplo desta interação:

Reunião de catequistas cuja agenda era contituída por assuntos comuns às duas paróquias.

Celebração de Quarta feira de Cinzas: transmitida via facebook a partir da igreja da Boa Vista, participada por um pequeno grupo representativo dos paroquianos das duas comunidades, levou a casa de cada um a possibilidade de viver, no seu espaço, a celebração que habitualmente frequentava na sua igreja. Durante a homilia o padre Nuno lembrou-nos os três propósitos para viver uma Quaresma de qualidade: a caridade que nos liga aos outros, a oração que nos liga a Deus e o jejum que nos liga a nós próprios e exortou-nos a cuidar de quem se encontra em condições de sofrimento, abandono ou angústia por causa da pandemia.

O retiro popular: está a ser realizado online, com base no guião diocesano e conta também com a participação de paroquianos das duas paróquias.

Desafio: para melhor viver a Quaresma foi lançado o desafio de colocar uma cruz na janela, porta ou jardim de nossas casas. Esta iniciativa ajuda a lembrar o tempo litúrgico que estamos a viver. Os participantes têm partilhado nas redes sociais a foto da sua iniciativa, servindo para incentivar outros a aderir também.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.