O bispo da Diocese de Leiria-Fátima publicou recentemente uma nota pastoral a propósito da celebração da Solenidade do Corpo de Deus. D. António Marto refere que a situação pandémica que se atravessa acaba por impôr muitas limitações à normal celebração que este dia fazia levar milhares de pessoas à cidade de Leiria. Por esta razão, faz um apelo “aos sacerdotes e responsáveis de comunidades, incluindo as de religiosos e religiosas e outras, que se empenham, da melhor forma de que forem capazes e tenham inspiração, para proporcionar aos fiéis vários meios litúrgicos e espirituais para essa vivência”.
Nessa nota pastoral, o cardeal refere os três pontos a que se deve prestar atenção: cuidar especialmente da Eucaristia, proporcionar momentos de adoração eucarística e manter as igrejas abertas para a visita ao Santíssimo Sacramento.
Relativamente à primeira, o bispo pede “especial esmero e envolvimento de vários ministérios na sua fervorosa celebração comunitária, especialmente nas igrejas paroquiais e no Santuário de Fátima. No final, pode prolongar-se um pouco mais com uma breve adoração ao Santíssimo e procissão no interior da igreja apenas com os ministros, como se faz na Quinta-feira santa”.
Para a adoração eucarística, sugere as propostas para crianças, jovens e adultos, sob o exemplo de S. Francisco Marto, já enviadas e disponíveis no sítio da Diocese na internet.
Finalmente, pede para “incentivar a visita e adoração pessoal ao Santíssimo Sacramento: na solenidade do Corpo de Deus e noutros dias”. Para isso, exorta os agentes pastorais a “usar alguma pedagogia para instruir os fiéis e disponibilizar textos e instrumentos úteis a essa prática, que pode ser feita também em família ou em grupo”.
Refira-se que esta Solenidade tinha, este ano, uma particular atenção por a diocese de Leiria-Fátima estar a celebrar o primeiro ano do triénio dedicado à Eucaristia.