Celebra-se a 20 de Fevereiro a festa litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto

A festa litúrgica recorda os videntes Francisco Marto, que nasceu em Aljustrel, Fátima, no dia 11 de Junho de 1908, e sua irmã, Jacinta Marto, que nasceu na mesma localidade, no dia 11 de Março de 1910.

Oriundos de uma família humilde, foi em ambiente familiar que aprenderam a conhecer e louvar a Deus e a Virgem Maria. Em 1916, viram três vezes um Anjo e, em 1917, seis vezes a Santíssima Virgem, que os exortava a rezar e a fazer penitência pela remissão dos pecados, para obter a conversão dos pecadores e a paz para o mundo. Ambos quiseram imediatamente responder com todas as suas forças a estas exortações. Inflamados cada vez mais no amor a Deus e às almas, tinham uma só aspiração: rezar e sofrer de acordo com os pedidos do Anjo e da Virgem Maria.

Francisco faleceu no dia 4 de Abril de 1919 e Jacinta no dia 20 de Fevereiro de 1920. O papa João Paulo II deslocou-se a Fátima no dia 13 de Maio de 2000 para beatificar as duas primeiras crianças não mártires.

 

Fátima celebra videntes

Para celebrar a data, a paróquia de Fátima preparou um programa de atividades que decorrem desde o passado dia 17 e terminarão no próximo dia 21 de fevereiro.

Os interessados em participar nestas celebrações poderão ainda na quinta-feira, dia 20 de fevereiro, juntar-se às 19h30, na igreja matriz, para a Adoração. A iniciativa conta com a participação especial da catequese da paróquia. Dia 21, às 12h00, a paróquia associa-se ao Santuário de Fátima na recitação do Rosário. Às 21h00, o programa propõe uma encenação da Aparição do Anjo, em Aljustrel.

As festividades iniciaram no dia 17 com visitas guiadas, na igreja paroquial. Dia 18, às 21h00, no salão paroquial, decorreu o concerto de saltério e história de vida. No dia 19 foi a vez de recordar a Irmã Lúcia com uma conferência sobre a biografia da irmã Lúcia, pelo padre Luciano Cristino. A iniciativa decorreu no salão paroquial.

 

Programa do Santuário

Também o Santuário de Fátima celebrou a data com uma programação especial. As comemorações iniciaram-se dia 19, com uma vigília de oração seguida de procissão e oração na Basílica de Nossa Senhora do  Rosário. Dia 20, a celebração da festa dos Pastorinhos inicia-se às 10h00 com a recitação do Rosário, na Capelinha, e procissão para a Basílica da Santíssima Trindade com os ícones dos Beatos. O programa termina às 11h00, com Missa, na Basílica da Santíssima Trindade, e bênção das crianças.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.