Na celebração da Eucaristia deste domingo, as catequistas da paróquia do Juncal fizeram o seu compromisso, junto da comunidade paroquial, que junto com elas se compromete a ser esteio de fé, orante e solidário, sempre conscientes da responsabilidade de viver como testemunhas e de anunciar a Boa Notícia do Reino.
A fé que une a comunidade é dom de Deus e resposta de cada um ao Seu amor, movimento a que se chama relação. Uma relação de abertura a Deus e que projeta para Ele, relação frágil que precisa de ser descoberta, cuidada, alimentada e partilhada. As leituras de hoje conduziam a essa realidade, e o Pe António Cardoso, na homilia, dirigiu uma palavra em especial a estas catequistas, que devem persistir nessa relação com Deus, para melhor darem testemunho com as suas vidas, no anúncio do evangelho.
Após a homilia, todas as catequistas foram chamadas ao altar, onde com toda a comunidade fizeram a sua profissão de fé, após a qual fizeram o seu compromisso, entoando em uníssono uma oração, confiando-se Àquele que tudo pode.
Falar de catequese é referir o processo de iniciação à vida na fé de todos aqueles que desejam conhecer o Mestre e viver do Seu modo, e a quem os vai ajudar a fazer o caminho de descoberta e de aprendizagem até chegarem à comunhão com Jesus Cristo.
Ao longo deste ano catequético, estas catequistas comprometem-se a cuidar as raízes da nossa fé e ajudar a crescer a semente lançada no coração dos catequizandos. Como lhes disse o pároco, Pe António Cardoso, não estarão sozinhas, terão o Espírito Santo, que as ilumina, e também toda a comunidade paroquial que, com elas, é responsável pelo testemunho e anuncio, e por elas rezará.