Catequistas de Minde em retiro

No passado dia 1 e 2 de março, e pelo terceiro ano consecutivo, realizou-se num hotel da congregação do Verbo Divino, em Fátima, um retiro de quaresma, para formação das catequistas de Minde, Covão do Coelho e Vale Alto.
http://lefa.pt/?p=56830

No passado dia 1 e 2 de março, e pelo terceiro ano consecutivo, realizou-se num hotel da congregação do Verbo Divino, em Fátima, um retiro de quaresma, para formação das catequistas de Minde, Covão do Coelho e Vale Alto.

No primeiro ano teve como tema ‘A Bíblia ‘, orientado pelo padre César Silva, SVD, o ano passado o tema foi ‘ A Transfiguração ‘ dado pelo padre Carlos Miguel, da congregação dos Monfortinhos, e este ano o tema foi “O caminho que leva a Jesus ‘orientado pelo padre Aílton Lopes, SVD.

Quais eram as prioridades de Jesus?
– Misericórdia – Estar com os doentes, os últimos e mais necessitados
– Anúncio do Evangelho
– Hospital de campanha – Socorrer e tratar in loco, no terreno
– Oração
– Estar com amigos – Partilhar a vida

E se usarmos a contemplação para visualizar Jesus a ensinar as bem-aventuranças, com os seus amigos, Jesus no horto das oliveiras, o que é que Ele nos diz? Consegues ouvir?

Que Jesus esteja em nós, connosco e no meio de nós. E que as suas prioridades sejam também as nossas.

Que bom fortalecer os laços com Ele, aprender e partilhar experiências com o nosso grupo de Catequistas.

Fazendo uma pausa da agitação diária, jantámos juntos, rezámos o terço na Capelinha das Aparições, e no dia seguinte foi tempo de deixar o Espírito Santo trabalhar em nós.

“Procura-se Amigos e Lavadores de Pés”-do cardeal O Malley, foi um dos livros que nos guiou, assim como as Escrituras. Que continuemos a ser luz e sal neste mundo, fazendo a diferença na vida das crianças e na comunidade.

Retiro Popular

Está a decorrer nas paróquias de Minde (Covão do Coelho, Vale Alto) e da Serra de Santo António o retiro popular conhecido como Lectio Divina, que consiste num encontro semanal durante cada semana da Quaresma, realizado em cada comunidade por pequenos grupos.

“O retiro popular retoma a longa tradição da Igreja, que procura na leitura orante da Palavra uma ocasião de encontro vivificante com Deus”.

Tendo o batismo como linha orientadora, temos descoberto que somos realmente filhos de Deus. Será que nos apercebemos disso e nos conseguimos libertar das amarras aos medos do futuro, da aparência,do poder, do que os outros vão pensar?

Somos herdeiros da cruz, como Jesus, mas também da vida eterna, na presença de Deus.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress