Catequistas da vigararia de Leiria refletem sobre a Mensagem de Fátima

Na vivência do centenário das Aparições de Fátima, os catequistas da vigararia de Leiria reuniram-se para um encontro de reflexão e oração, no passado dia 17 de fevereiro.

A conduzir os trabalhos esteve o padre Filipe Lopes, pároco da Caranguejeira e assistente diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima, que ajudou os participantes a tomar consciência de que “Deus continua a escolher hoje os mais simples para Se fazer presente na história dos homens”, tal como acontece na história da humanidade, em que “Deus, tantas vezes, escolheu aqueles que não mereciam grande crédito social para ajudar os outros a tomar consciência de que Ele nunca abandona os que n’Ele confiam”, conta um participante.

Deus revelou-Se em Jesus Cristo e essa revelação “não se esgota no tempo, mas vai-se tornando presente na história de cada um e na história da humanidade, sempre que nos abrimos à ação do Espírito Santo”, lembrou na ocasião o padre Filipe Lopes. Isso torna-se mais evidente “nas situações históricas mais adversas em que tudo parece caminhar para o abismo e os homens querem fazer Deus desaparecer, em que Ele lança o seu grito de alerta e mostra, teimosamente, quer continuar a fazer parte da nossa história”. É assim, Fátima: um grito de alerta de Deus à conversão, através de Maria, “Mãe solícita, preocupada, a exemplo de qualquer mãe”, a pedir aos seus filhos que não ponham Deus fora da vida.

Em atitude de diálogo, os catequistas abordaram ainda a temática de como inserir Fátima nas catequeses, procurando uma catequese que não seja apenas “escolar”, com simples transmissão de conhecimentos que qualquer encontra na internet, mas como “caminho de descoberta e compromisso com o projeto que Deus tem para cada pessoa, uma catequese que desça ao coração para provocar atitudes novas de acordo com Jesus Cristo”. O mesmo testemunho dá conta de que “sentimo-nos desafiados a sair da sala de catequese, a, aproveitando as datas mais importantes do itinerário catequético, irmos, em conjunto com os pais, a Fátima e ali fazer uma catequese viva e vivida seja na casa dos pastorinhos, na Loca do Anjo, no Calvário Húngaro, na Casa das Candeias, na Capelinha, em tantos outros locais”. Uma das propostas foi a oração do Terço e mesmo da Adoração Eucarística, para a qual os catequistas foram, neste encontro, sensibilizados a iniciar progressivamente as crianças, olhando para o exemplo dos pastorinhos.

O encontro terminou à volta da mesa, em ameno convívio.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.