Catequistas da região centro abordaram a adolescência

Decorreu nos passados dias 10 e 11 de fevereiro o 46.º Encontro Interdiocesano de Catequistas, que contou com uma variedade de intervenções e possibilidades de aprofundamento da realidade da adolescência de hoje.

Com o tema “Adolescentes hoje: visão sociológica e psico-religiosa”, o encontro revelou-os como “gente com dúvidas de fé e quer debatê-las”, que sente “as famílias como ponto de partida”, que quer “catequistas que lhes prendam a atenção, que os ouçam, que os tenham em conta e que os façam participantes no projeto da catequese”, que tem “apreensão e até medo” na busca de certezas, que dá “importância aos amigos” e que precisa de “uma catequese que lhes mostre Deus, o Deus de Jesus Cristo”.

O documento conclusivo aponta, ainda, que é necessária “uma catequese que os cative, que seja menos teórica, com mais propostas de voluntariado, dando-lhes a autonomia que tanto anseiam”, uma catequese “fora da sala”, mais baseada na experiência, nas relações pessoais e nas novas tecnologias. Paralelamente, deve apresentar uma Igreja que não esconda “os seus erros e pecados”, promover celebrações mais “vibrantes” e dar espaço à sua participação na comunidade e à sua “criatividade”, devidamente “monitorizada e canalizada”, mas que valorize o positivo das “suas circunstâncias e vivências”.

As conclusões, assinadas pelo padre José António, de Portalegre – Castelo Branco, surgem assim resumidas: “Não há casos perdidos, há gente em stress, a quem foi retirada a autonomia; é urgente dar importância à beleza, sobretudo à interior; a frequência religiosa ajuda a ritmar a vida; temos de ser capazes de ver e de ler a vida e as situações com bom humor, na certeza de que Deus é Amor, mas também é humor; o centro é a mensagem cristã e a Palavra de Deus, e no centro da catequese está uma Pessoa: Jesus Cristo”.

Este documento e outros materiais estão disponíveis no sítio da catequese.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.