As Equipas de Nossa Senhora (ENS) da diocese de Leiria-Fátima recolheram-se no Seminário de Leiria, para usufruírem do seu retiro anual subordinado ao tema ”Adão & Eva SA – Sociedade de Amor”, dinamizado pelo conselheiro espiritual, padre Vítor Mira.
O acolhimento dos casais inscritos iniciou-se às 9h00 do dia 12 de março, a que se seguiu um momento de oração de Laudes a fim de se criar o espírito de meditação que serviria de mote para o fim de semana o qual terminaria com a Eucaristia no domingo 13 de março.
Do vasto programa, constaram essencialmente tempos fortes de reflexão pessoal, de questionamento e reencontro consigo mesmo, de partilha em casal, assim como de confraternização com os restantes participantes, sobretudo nas pausas para as refeições.
Se o tema escolhido pelo Padre Vítor Mira era, por si só, de criar vontade de participar, as várias etapas da reflexão e as dinâmicas criadas foram de descoberta e redescoberta da riqueza que é o nosso cônjuge, e o “Mestre da Obra” que é Deus, encarnado no filho Jesus Cristo.
Veja-se, somente, pelos títulos apresentados para cada um dos momentos de reflexão, iniciados com a tarefa de “Garimpando Pepitas”, continuando à procura do tesouro em “A arte de Lapidar“ e focados na valorização do “Mestre de Obras” que orienta e acompanha o percurso da criação que é a “Sociedade Do Amor”, cujos precursores são Adão e Eva.
Ao longo de um dia e meio, foram muitos os tesouros descobertos, alguns, diga-se, autênticas novidades conseguidas nas propostas trazidas pelo orador, quer espirituais quer humanas, e até nalguns gestos ou miminhos partilhados.
Em sintonia com os momentos de reflexão, a meditação e a oração espontâneas surgiram naturais, em forma de agradecimento, ou de pedido de ajuda, quer para as famílias e equipas a que pertencem os casais, quer para a paz mundial, quer singelamente para os casais que participaram em momentos tão profundos como a “Missa dos Diamantes”, a Oração das Vésperas ou ainda no serão/vigília de Adoração ao Santíssimo.
Os casais que durante o fim de semana se recolheram e “subiram ao monte”, para refletir, orar, meditar e encontrar-se consigo mesmos, com o seu cônjuge e com a fonte de todo o Amor, viram nova luz no farol que ilumina as suas vidas, para redirecionar as suas prioridades e ações.
Numa altura em que as sucessivas crises sociais e humanitárias têm tendência a não facilitar a vida humana, percebemos que devemos todos recentrar-nos na essência dos valores universais e humanos. A raiz de toda a criação está, com certeza, na “Sociedade Do Amor”, criada voluntariamente livre e responsável. Momentos de oração, vigília e retiros são, profundamente, instrumentos privilegiados e muito valiosos para nos focarmos positiva e construtivamente na relação com o outro, com o próximo (por muito ou pouco longe que esteja), com a nossa “casa comum”, passando nós a ser cocriadores do sonho divino de Deus para a Humanidade.
Todo o ser humano necessita de pausas para fazer verdadeiros encontros ou reencontros connosco próprios (e com os outros). A todos quantos nunca tiveram a oportunidade de usufruir de um retiro, lançamos o repto. Vale a pena disponibilizar-se interiormente para abraçar e viver tal experiência, única e profunda, pelo benefício que traz a cada pessoa, e direta ou indiretamente a cada casal e família.
Ao Padre Vítor Mira estamos deveras agradecidos e desafiamo-lo a replicar a dinâmica desenvolvida que muito nos enriqueceu.
http://l-f.pt/Ue8f