A Casa-Museu de Aljustrel completa 25 anos a 19 de Agosto. Neste dia, as entradas serão gratuitas e, pelas 14h30, o reitor do Santuário de Fátima estará no local, prosseguindo para um momento de oração nos Valinhos, junto ao monumento que invoca a 4.ª aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos.
O programa deste dia 19 será o seguinte:
10h00 – Rosário na Capelinha das Aparições
10h45 – Procissão para a Basílica da Santíssima Trindade
11h00 – Missa na Basílica da Santíssima Trindade
14h30 – Celebração com partida em Aljustrel e oração do Terço nos Valinhos
A Casa-Museu
Inaugurada em 19 de agosto de 1992, a Casa-Museu de Aljustrel, no centro da aldeia que viu nascer os Pastorinhos de Fátima, exibe há 25 anos testemunhos materiais relativos ao quotidiano das populações ao tempo das aparições.
O espólio que ali se expõe de forma permanente pertence, sobretudo, à coleção “Mobiliário, Casa e Trabalho”. É mostrado na casa contígua à casa de Lúcia de Jesus, que outrora pertenceu à madrinha da vidente, e encontra-se organizado em diferentes núcleos que levam o visitante ao Portugal rural das primeiras décadas do século passado. Através dos diversos espaços domésticos, o visitante poderá percorrer o “ciclo das profissões”, o “ciclo do pão” e o “ciclo da casa”.
Desde o dia da sua abertura, já visitaram o espaço 480.603 pessoas. Em 2016, a Casa-Museu recebeu 13.620 visitantes, sendo 11.746 individualmente e 1.874 em 65 grupos organizados. A maioria dos visitantes são portugueses, mas há-os de todos os continentes, destacando-se pelo seu expressivo número os de origem italiana, espanhola, polaca, alemã, mas também indiana, colombiana, peruana, sul coreana e até da Nova Zelândia.