“Casa das Candeias” inaugurada em Fátima

A 4 de abril foi inaugurada na Cova da Iria a “Casa das Candeias”, projeto da Fundação Francisco e Jacinta Marto, localizado na Rua de S. Pedro.

“A luz destas candeias, que aceitaram o desafio de oferecer as suas vidas a Deus, permanece como memória de um percurso de santidade que nos desafia também hoje. É essa luz que pretendemos aqui evocar, nesta Casa das Candeias”, explicou a irmã Ângela Coelho, postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto.

No percurso por cinco núcleos temáticos, o visitante entra na intimidade da vida familiar dos dois irmãos e acerca-se dos principais momentos e figuras do processo de beatificação.

Com zonas em que é possível interagir com os elementos em exposição e outras enriquecidas com projeções e plataformas multimédia, o núcleo museológico expõe, entre outras peças, um garfo, uma caneca e um banco da casa da família Marto; o lenço que pertencera à Jacinta e o saco do farnel do Francisco. Estão também patentes quadros, a veste batismal e os registos de batismo dos videntes e o decreto de beatificação. Algumas peças eram do Papa João Paulo II, que beatificou os videntes: entre outras, um terço, um ramo de oliveira usado pelo falecido Papa no Domingo de Ramos de 2005.

Uma conta do terço de Francisco, encontrada na exumação dos seus restos mortais, e um fragmento de ligadura usada pela Jacinta durante os tratamentos médicos são talvez os objetos com maior valor histórico e devocional.

Na inauguração, o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, destacou que “entrar nesta Casa e entrar com o coração significa entrar numa história de amor de dimensão universal na qual tiveram um protagonismo duas crianças que se deixaram seduzir pela Senhora da Azinheira, pela Senhora da Mensagem, (…) uma mensagem que eles próprios procuraram viver”.

A Casa das Candeias está aberta diariamente, as entradas são gratuitas.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.