Cáritas jovem promove cidadania ativa

A jovem médica Sandra Maurício foi a oradora da última conferência do ciclo “Escuta-me”, promovido pela equipa de jovens da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima. De modo cativante e com base em experiências pessoais, falou da “cidadania jovem”, na passada sexta-feira, dia 3, no Seminário de Leiria, para jovens e adultos.

A sua mensagem fundamental foi a de que há problemas na sociedade e é preciso agir. A responsabilidade é de todos e envolve cada pessoa em concreto para fazer o necessário para os resolver.

A oradora começou por citar o aforisma “mal calmo nunca fez bom marinheiro” para depois perguntar quem já fizera voluntariado ou estivera envolvido em alguma associação. E eram muitos. Em seguida mostrou estatísticas que mostravam a insatisfação das pessoas com a democracia atual, os valores elevados do desempego jovem e, por outro lado, o défice de participação dos jovens em vários campos da vida social, política e associativa. E concluiu: não podemos ficar indiferentes.

Continuando, falou da motivação como o fator mais importante para a intervenção cívica e solidária. O mais importante não é o sentir-se bem com o que se faz, mas querer fazer algo pelos outros, o sentido de serviço. E foi explicitando como envolver-se, o que fazer e os segredos do sucesso, contando as suas experiências em vários domínios. Disse ser necessário interrogar-se perante os problemas e buscar soluções, dispor-se a aprender, a trabalhar em grupo, a escutar as pessoas ativamente…

Concluiu, referindo que há muitas formas de participar: fazendo projetos novos para responder a problemas detetados na proximidade ou à distância ou agarrando as oportunidades que surgem. O mais importante é procurar resultados que beneficiem realmente os outros. O voluntariado, o associativismo ou outras formas de cidadania não mudam o mundo, é certo, mas ajudam a melhorar a geração que neles se empenha.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.