Na passada semana entre os dias 21 a 24 realizou-se em Beja, a III Semana de Formação Cáritas. Estiveram representadas 13 Cáritas diocesanas do continente e ilhas, tendo o encontro contado com cerca de uma centena de participantes. A Cáritas Diocesana de Leiria esteve representada pelo o presidente e por duas técnicas.
Toda coordenação e realização dos trabalhos foi da responsabilidade da Cáritas Portuguesa.
A abertura dos trabalhos foi levada a cabo por D. José Traquina, da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e Bispo de Santarém. A sua mensagem incidiu na Identidade da Igreja e a sua Missão: “uma Igreja que vive num mundo poderoso e frágil, mas tem na sua identidade, de ser “paciente”. A sua Missão está alicerçada no exemplo dos apóstolos que saíram para ensinar e testemunhar, como nos fala o Papa Francisco. Uma Igreja em saída.
Na sessão de abertura estiveram a presidente da Cáritas Portuguesa Rita Valadas e o presidente da Cáritas Diocesana de Beja.
Ao longo dos restantes dias, foram realizados Workshops sobre os temas relacionados com a importância da comunicação, emergências na rede Cáritas, identidade e missão da Cáritas, gestão de projectos.
Na manhã do último dia foi dado a conhecer como podem as instituições de cariz social recorrer ao Plano de Recuperação e Resiliência, por Joana Mota, responsável pela implementação do P.R.R
Para além dos dias de trabalho, foram vividos vários momentos de convívio entre todos os participantes, puderam partilhar experiências que ao longo da sua atividade profissional ou de voluntariado, experienciaram durante o último ano e os desafios devido à pandemia.
Consideremos que a participação nestes encontros de formação, permitirão enriquecer individual e coletivamente todos os participantes, potenciando o já trabalho desenvolvido pela rede Cáritas.