A terceira edição da formação “Poupar e Empreender”, promovida pela Cáritas da diocese de Leiria-Fátima, decorreu na Marinha Grande, no passado dia 26 de setembro.
Contando com a parceria do Banco Espírito Santo e da Conferência de São Vicente de Paulo da Marinha Grande, a iniciativa teve como principal objetivo capacitar as pessoas para compreenderem os novos conceitos financeiros e a importância da gestão do orçamento familiar.
“Correspondeu às expectativas” e os participantes mostraram-se “muito satisfeitos”, pois tiveram a oportunidade de “fazer exercícios práticos onde puderam avaliar os seus gastos mensais e descobrir novas formas de poupar”, explica Nelson Costa, técnico da Cáritas Diocesana.
A ação de formação abordou temas como poupança, empreendedorismo e vários conceitos bancários, “de modo a formar os participantes e familiarizá-los com termos financeiros e bancários, esclarecendo-os para as suas tomadas de decisão”.
Recorde-se que esta é já a terceira edição desta ação. A primeira decorreu no ano passado, nas instalações do Seminário Diocesano, em Leiria, e a segunda, em Porto de Mós, no início deste ano. “Tentamos sempre que estas ações sejam realizadas em locais onde a população mais necessite deste tipo de formação e em colaboração com os grupos sócio-caritativos paroquiais, pois são eles que melhor conhecem a realidade local”, explica Nelson Costa.
Este responsável adianta que já estão agendadas mais duas edições, até ao final do ano. A “adesão da população” justifica a repetição da iniciativa na Marinha Grande, no próximo dia 7 de novembro. Ainda em novembro, em data por anunciar, será a vez da paróquia de Santa Catarina da Serra, também em parceria com a Conferência de São Vicente de Paulo local, receber os técnicos do BES em mais uma destas sessões de esclarecimento e literacia financeira.