Foram muitos os voluntários que responderam ao apelo da Proteção Civil Municipal e se concentraram no estádio municipal de Leira para ajudar no transporte, descarga, seleção e embalamento de bens que chegam de todo o lado para serem entregues ao povo Ucraniano que neste momento está a ser atingida por uma guerra no seu País.
Há voluntários anónimos e de várias instituições, Cruz Vermelha, Corpo Nacional de Escutas, Cáritas Diocesana, e também estão presentes algumas famílias Ucranianas.
Todo o trabalho está a ser orientado pela Proteção Civil, em conjunto com trabalhadores da Câmara Municipal.
O serviço que cada voluntário executa é sem dúvida uma entrega solidária para com aqueles que não se conhece, mas o entusiasmo é tão grande que nos parece que estamos a entregar os bens recebidos em mão.
É interessante o que se vive e partilha nestas campanhas solidárias, todos sentem entre si um grande entusiasmo, dedicação e unidade entre aqueles que trabalham para o mesmo objetivo, mesmo sem nunca se conhecer. São momentos que sentimos que fazemos parte da mesma família. Ali vive-se e dá-se amor.
A Cáritas Diocesana de Leiria, como faz parte do Plano Municipal da Proteção Civil, também está presente e vai continuar a ajudar até que esta campanha solidaria esteja ativa.