A Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima teve conhecimento das atividades da Cáritas da Caranguejeira através da sua presidente D. Fernanda Fernandes e publicadas no jornal Notícias da Caranguejeira.
Segundo a presidente, os pedidos aumentaram no último trimestre. Afirma que não existe pobreza na sua paróquia, pelo menos conhecida, mas sim, famílias e pessoas em situação mais desfavorecida com dificuldade em fazer face às despesas.
A Cáritas realizou 129 atendimentos sociais, incluindo acompanhamento médico, apoiou várias famílias migrantes na sua integração e em todo o processo burocrático de documentação.
Através da SAMP e do projeto “novas Primaveras” proporcionou alguns momentos de alegria a alguns idosos no seu domicílio.
Apoiou a título de empréstimo material ortopédico camas articuladas cadeiras de rodas e outras.
Tem uma horta social, dinamizada por alguns beneficiários os produtos ali cultivados são destinados a pessoas mais desfavorecidas.
Mensalmente são atribuídos 22 cabazes de alimentos a famílias mais necessitadas. São muitos aqueles que procuram a loja social para adquirir roupas ou outros utensílios, mas também há muita generosidade da parte dos paroquianos.
A Cáritas Diocesana visitou recentemente a Cáritas Paroquial e ficou surpreendida com o serviço que ali é prestado aos mais necessitados, por toda a equipa da Cáritas da Caranguejeira.