Depois de dois anos de paragem, a Cáritas da Diocese de Leiria voltou a ter a Semana Cáritas com o tradicional peditório de rua, que se realizou na segunda semana da Quaresma.
Todas as Cáritas Diocesanas durante esta semana procuram por muitos meios dar a conhecer a sua identidade, onde está situada, e qual é a sua ação.
A Cáritas da Diocese de Leiria, este ano, além de ter em conta os princípios da semana Cáritas e na qual que faz parte o tradicional peditório de rua, quis também ter presente os 45 anos da fundação da Cáritas em Leiria tal como ela é hoje.
Para evocar esta data foi elaborado um programa que se iniciou com uma conferência dirigida aos Voluntários que se encontram a fazer o seu voluntariado nos grupos sócio caritativos da nossa diocese. Houve depois um encontro de formação de ação social na Batalha onde foram convidados as Conferências de São Vicente de Paulo, e grupos Sócio Caritativos. Em dois momentos distintos houve também encontro com as duas Cáritas Paroquiais da nossa Diocese, Caranguejeira e Fátima, onde foram partilhadas experiências, e desafios na área social.
No sábado, enquanto decorria o peditório de rua, a sede da Cáritas Diocesana esteve de portas abertas para quem a quisesse visitar, onde se encontrava em exposição fotográfica, 45 anos de vida da Cáritas Diocesana, assim como o livro com a história de 45 anos de vida da Cáritas Diocesana de Leiria–Fátima.
Para encerrar a semana Cáritas, realizou-se uma tarde de festa no auditório do Colégio da Cruz da Areia, com participação da Filarmónica das Cortes, o grupo coral das Cortes, e a Escola de Dança de Diogo Carvalho. Foi uma tarde bem passada, todos os que assistiram estavam animados. Foi um bom espetáculo, os artistas foram muito aplaudidos pelo trabalho que apresentaram
A semana Cáritas terminou com a Eucaristia na Sé Presidida pelo nosso Bispo D. José Ornelas e o Bispo de Santarém D. José Traquina. A Cáritas Portuguesa esteve representada pela sua presidente, Rita Valadas e por José Serôdio.
Ao analisar o que se fez durante a Semana Cáritas, só podemos estar gratos a todos os que colaboraram. Todos foram importantes para que tudo quanto foi programado se realizasse com êxito.
No peditório de rua deste ano de 2022, foi recolhido o valor de 18.981.57 €