Caranguejeira: Paróquia celebra Jubileu de São Cristóvão

http://lefa.pt/?p=4987

Dedicada a São Cristóvão, a paróquia da Caranguejeira presta homenagem ao seu padroeiro com uma festa apenas religiosa, no dia 25 de julho, antiga data litúrgica deste santo.

Desde as 09h00, será exposto o Santíssimo Sacramento e haverá confissões na igreja paroquial. Pelas 21h00, será celebrada a Missa no adro da igreja, seguindo-se Procissão de velas com o Santíssimo Sacramento.

O Jubileu de São Cristóvão é uma tradição religiosa com origem no ano de 1830, iniciativa do então pároco, padre António Bernardino Ribeiro de Abreu. Fez o pedido de jubileu ao Papa Pio VIII, que o concedeu a 5 de fevereiro de 1830, com “indulgência plenária a todos os fiéis cristãos de ambos os sexos que visitarem, devotamente, a supra mencionada igreja [paroquial] no dia 25 de Julho e aí, por um certo espaço de tempo, rezarem, com devoção, pelas intenções de Sua Santidade, desde as primeiras vésperas até ao pôr-do-sol do dito dia”. Era então bispo de Leiria D. João da Fonseca Manso.

Nos últimos anos, o Jubileu tem tido uma componente familiar, explica o pároco, padre Filipe Lopes. “Rezamos pela família paroquial e por cada uma das famílias, presentes e ausentes. As pessoas e famílias podem trazer um bilhete com os pedidos e agradecimentos escritos e dirigidos a São Cristóvão, para serem colocados antes da Missa no cesto que se encontra junto do altar.” Ainda segundo o pároco, o ofertório da missa reverte a favor das Almas do Purgatório.

Orlando Marques (C.)

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress