Brescos recebeu missionários de Leiria-Fátima

A comunidade de Brescos, da paróquia da Aldeia de Santo André, recebeu os missionários da diocese de Leiria-Fátima, de 1 a 9 de agosto, significando para o povo daquele pequeno lugar alentejano uma resposta de solidariedade na partilha do Evangelho e do amor.

Foram nove dias intensos, com 11 missionários do grupo Ondjoyetu a acompanharem aquele povo na fraternidade, levando a Palavra de Deus como caminho a pessoas que vivem, na sua maioria, no isolamento. A emigração ou a deslocação das gerações mais novas para as grandes cidades provocaram o êxodo daquela e de outras comunidades alentejanas, ficando apenas os mais idosos. Brescos ficou com poucos habitantes e encerraram vários dos seus pequenos negócios, alguns de grande utilidade para a população. Exemplo disso é o facto de a equipa missionária se ter instalado numa antiga mercearia.

O tema escolhido para a semana foi “Crescer na Fé e na Caridade como Maria” e a imagem de Nossa Senhora de Fátima, da igreja paroquial da Aldeia de Santo André, acompanhou os missionários e a população local em atividades de carácter religioso, cultural e lúdico. A cada dia, foi aumentando a felicidade nos rostos de toda aquela gente, com o crescente envolvimento fraterno e partilha.

Os missionários de Leiria-Fátima estiveram no dia 2 de agosto nas festas em honra de São Luís, uma tradição ancestral que inclui a bênção dos animais da Aldeia de Santo André, e no dia 3 iniciaram as visitas porta a porta à comunidade de Brescos, para apresentação da equipa e convite à participação nas atividades. Pela noite, realizou-se uma procissão automóvel com a imagem de Nossa Senhora, desde a Aldeia de Santo André, passando pelos lugares de Azinhal e Deixa-O-Resto, terminando numa oração e sessão de abertura, em Brescos.

No dia 4, foram destacadas as aparições de Nossa Senhora em Fátima e o centenário que se avizinha, com a projeção de um filme sobre o tema. No dia seguinte, após as visitas à população, fez-se um jantar partilhado com a comunidade e, em jeito de tertúlia, falou-se da importância da fé na vida das famílias. Seguir-se-ia um dia livre de programação, exceto o serão, com a lindíssima procissão de velas que tanto emocionou os habitantes e muitos visitantes que se associaram à iniciativa.

O dia 7 foi preenchido com os preparativos da Vigília Missionária, que, à noite, incluiu oração, reflexão, vídeos e testemunhos dos missionários sobre a génese das missões e a importância da oração como caminho da vida. No dia seguinte, depois da Eucaristia de encerramento, o grupo fez com a comunidade um balanço da sua presença. De seguida, valorizando as tradições locais, os missionários participaram nos “banhos de São Romão”, uma homenagem aos antepassados que recria um dia na praia dos tempos passados, em que homens e mulheres iam vestidos até aos joelhos.

O último dia serviu para as despedidas, com o regresso da imagem de Nossa Senhora de Fátima à igreja paroquial, a celebração da Eucaristia e os testemunhos da população e dos missionários sobre a experiência comum nesta semana. Em resumo, todos partilharam a convicção de uma missão cumprida.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.