BPI e Fundação “la Caixa” premeiam Nascentes de Luz

A candidatura contemplou um investimento de 33.240 euros, dos quais resultou um apoio de 75% por parte do BPI e Fundação “la Caixa”, sendo os restantes 25% da responsabilidade da Nascentes de Luz.
http://lefa.pt/?p=52181

Apoio nacional vai ajudar um conjunto de 15 idosos em situação de isolamento social, através de variadas atividades desenvolvidas por profissionais e voluntários.

A Nascentes de Luz – Associação de Apoio à Família foi distinguida pelo BPI e Fundação “la Caixa” no âmbito do Prémio Seniores 2022, para realizar o projeto ESCUTA 3Cs: Criar Conhecimento para a Comunidade, destinado a apoiar idosos em isolamento social, a implementar na freguesia de Maceira, concelho de Leiria.


A candidatura contemplou um investimento de 33.240 euros, dos quais resultou um apoio de 75% por parte do BPI e Fundação “la Caixa”, sendo os restantes 25% da responsabilidade da Nascentes de Luz (8.310 euros), que assim inicia um projeto-piloto no apoio a um universo de 15 idosos da Freguesia de Maceira, que decorrerá ao longo de um ano, contando também com a participação ativa do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer. Apesar de só oficialmente ter iniciado no dia 1 de março, o certo é que o projeto já fervilha há muito na Associação, com toda a preparação inerente ao seu desenho, e ao seu arranque e desenvolvimento, que contou e conta com o apoio da Start-Up Leiria, com a sua experiência e competências de inovação social.
O projeto visa promover o bem-estar do idoso através da escuta ativa, do autoconhecimento, da socialização, de terapias complementares e da sensibilização para hábitos de vida saudável. A solução passa também por recuperar o cultivo da horta do “seu quintalinho”, cruzando com a agroecologia. Outro dos projetos é criar conhecimento para a comunidade, com a publicação de dois livros, a partir da recolha da sabedoria dos idosos, complementada com a informação à luz da ciência e investigação atuais, nomeadamente nas áreas da agroecologia e da nutrição (saberes técnico- científicos), e acrescentando a criatividade e os saberes sobre as novas tecnologias de comunicação e informação (saberes dos alunos da Escola). Em suma, cria-se conhecimento para a comunidade resultante da partilha de saberes de três gerações: idosos, alunos e, professores e equipa do projeto.
Nas várias atividades a desenvolver, o projeto ESCUTA 3Cs prevê a formação de voluntários, visitas ao domicílio, visitas especializadas e posteriormente socialização e formação em grupo, intergeracionais e com periodicidade mensal, no espaço da Nascentes de Luz.
Todo o projeto foi desenvolvido para ajudar a minimizar impactes da solidão e isolamento vividos pelo idoso no seu domicílio, numa zona rural, residentes na freguesia de Maceira, uma situação agravada pela pandemia da Covid-19. De acordo com o diagnóstico efetuado pela Associação, estes sentem necessidades de acompanhamento, atenção e animação na sua casa, considerando ainda a carência local de um serviço transversal, independentemente da situação económica, ideologia política e/ou religiosa.

Nascentes de Luz – Associação de Apoio à Família

A Nascentes de Luz é uma Associação de Apoio à Família, sem fins lucrativos, com uma forte componente humana na sua constituição e propósito, já que é feita de pessoas para pessoas. Na sua missão, visa promover o bem-estar e o desenvolvimento ecológico integral da pessoa humana, na

relação consigo mesma, com os outros e em interação com a natureza. A sua visão é ser espaço de referência de sustentabilidade integral da pessoa e da natureza e, como valores, enaltece a cooperação, compreensão, igualdade, liberdade, respeito, sustentabilidade, espiritualidade. O seu compromisso é cada vez maior no apoio às famílias, na implementação e prática da agricultura regenerativa sintrópica, tendo em vista a agricultura sustentável, biológica e alimentação de qualidade.
No último mês, Nascentes de Luz assinalou 13 anos de existência, com a inauguração do espaço “Escuta o silêncio”, um espaço de reflexão, de encontro, que acrescenta valor ao conjunto edificado da Associação, que também criou recentemente o fontenário, uma fonte que deriva do aproveitamento da água das chuvas.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress