Bispo reuniu-se com os párocos da Vigararia de Monte Real

Monte Redondo foi a paróquia onde D. António Marto se reuniu com os padres da Vigararia de Monte Real, no passado dia 21 de dezembro.

O Bispo diocesano deu assim seguimento à sua promessa de participar, ao longo do ano, numa reunião em cada vigararia. Oração em comum na igreja paroquial, tempo de trabalho e almoço na casa paroquial, foram os três momentos principais da agenda.

Na saudação aos padres, D. António Marto manifestou a sua satisfação por se encontrar com eles e os poder ouvir. Depois, falou-lhes da importância do trabalho em equipa e em estilo sinodal, “ao serviço da Igreja, com a Igreja e em Igreja”. Nesse sentido, recomendou-lhes o “caminhar ao ritmo da Igreja diocesana, seguindo as suas orientações pastorais” e escolher colaboradores, valorizando-os e cuidando da sua formação e participação com responsabilidades na vida das comunidades paroquiais.

No diálogo, os párocos apontaram alguns problemas relativos aos casamentos, ao acompanhamento de pessoas em situação matrimonial irregular, ao acesso à comunhão por parte destas pessoas e de outras, a frequência da confissão, os padrinhos de batismo. D. António respondeu apelando ao bom senso dos pastores, ao cuidado na formação cristã com pedagogia adequada e ao acompanhamento das pessoas para que possam dar progressivamente os passos de que são capazes.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress