O testemunho forte de Deus é necessário ao mundo. Foi esta a principal mensagem deixada no Santuário de Fátima pelo Bispo diocesano, na celebração do Dia do Consagrado, a 2 de fevereiro, Dia da Apresentação de Jesus no Templo.
D. António Marto lembrou que os cristãos, e de modo especial os consagrados, necessitam de mostrar ao mundo aquilo que são: a “alegria de Deus”, “a alegria da fraternidade” e a “alegria da vocação”. E é também necessário “mostrar que a alegria fraterna das comunidades alimenta a alegria de cada um, para testemunhar ao mundo que a fraternidade é possível, num mundo de tanta divisão, fragmentação e competitividade”.
Segundo nota do Santuário, “na Eucaristia participaram sacerdotes, religiosos e religiosas e leigos consagrados das várias congregações, movimentos e institutos presentes na Diocese”. Ali “renovaram os seus votos, comprometendo-se a continuar a deixar-se iluminar cada vez mais pela luz do Evangelho e pelo espírito dos fundadores que imbui a vida e a missão dos respetivos institutos”.