Bispo diocesano deu posse aos órgãos da Cáritas

Os novos órgãos da Cáritas diocesana, nomeados em 30 de dezembro último para o triénio 2016-2019, tomaram posse perante o bispo D. António Marto, na casa episcopal, no passado dia 23 de janeiro. O presidente continua a ser Júlio Martins, que apresenta uma equipa mista de continuidade e renovação.

 

Não basta a assistência, há que cuidar da formação

Após o ato formal de compromisso e a assinatura da ata, o Presidente salientou o empenho do organismo caritativo diocesano não apenas em dar assistência nas carências das pessoas e famílias mas também na formação das comunidades e dos colaboradores para a sensibilidade e bom desempenho na ajuda ao próximo. E lembrou o novo rebento, o grupo cáritas jovem, em notório desenvolvimento com várias iniciativas muito apreciadas.

D. António Marto concluiu o ato, manifestando a sua grande confiança na equipa da Cáritas Diocesana. Lembrou o valor da sua ação em resposta às necessidades das pessoas atingidas pela pobreza e apelou a que a misericórdia, no ano que a ela dedicamos, se torne um estilo quotidiano, praticando as obras oportunas que ajudam os irmãos nas suas carências e sofrimentos corporais e espirituais. Sublinhou também que não basta a mera assistência, mas é necessário cuidar da educação e formação para a prática qualificada do amor ao próximo. Exaltou a existência do grupo da cáritas jovem, que constitui uma oportunidade de crescimento humano e espiritual para os próprios jovens.

 

O que é a Cáritas diocesana?

É uma instituição da Igreja Católica que, segundo os seus estatutos, “tem como fins a promoção da comunicação de bens em toda  Diocese de Leiria-Fátima, da caridade cristã, da cultura, educação e a integração comunitário a social, na perspetiva dos valores do Evangelho, de todos os habitantes da comunidade onde está situada, especialmente os mais pobres” (art. 3º).

Articula a sua ação em comunicação e cooperação com a Cáritas Nacional e a Internacional, mas também age e dá apoio aos organismos sócio-caritativos de âmbito paroquial, quer na distribuição de bens e ajuda às pessoas e famílias quer na sensibilização e na formação. Neste sentido, para a “animação e qualificação da ação social na paróquia” oferece o programa “+ próximo” para a formação de agentes qualificados. Pode ser solicitado por qualquer comunidade paroquial.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.