Bens da Igreja requerem administração cuidadosa e competente

Sob a orientação do ecónomo diocesano, padre Cristiano Saraiva, teve lugar no Seminário de Leiria, no passado sábado, 7 de março, uma ação de formação para novos membros dos conselhos para os assuntos económicos e comissões administrativas das comunidades paroquiais.

Estiveram representadas 13 paróquias: Alqueidão da Serra, Carnide, Carvide, Juncal, Leiria, Meirinhas, Monte Real, Ortigosa, Pataias, Pousos, S. Simão de Litém, Souto da Carpalhosa e Vieira de Leiria.

Com base na legislação da Igreja universal e local, na Concordata entre Portugal e a Santa Sé e na legislação fiscal do Estado, o ecónomo diocesano deu a conhecer os princípios e as normas gerais que regulam a administração dos bens da Igreja na diocese de Leiria-Fátima.

Em concreto, falou do “Regulamento da administração dos bens da Igreja na diocese de Leiria-Fátima”, publicado pelo bispo diocesano, esclarecendo como está organizada a paróquia em termos económicos e qual a missão e competências do conselho para os assuntos económicos e das comissões administrativas das igrejas não paroquiais (capelas). Apelou à cuidadosa e competente administração dos bens que pertencem às comunidades paroquiais, à regular prestação de contas aos fiéis católicos e anualmente ao bispo diocesano e o cumprimento das obrigações fiscais. Por fim, prestou esclarecimentos sobre as questões postas pelos participantes.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.