Basílica de Nossa Senhora do Rosário reabre a 2 de fevereiro

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima, vai reabrir ao culto no próximo dia 2 de fevereiro, às 11h00, numa Eucaristia presidida pelo Bispo diocesano, D. António Marto, que incluirá a dedicação do altar.

Esta celebração assinala o Dia do Consagrado e o encerramento do Ano da Vida Consagrada, contando com a presença de várias congregações e novas comunidades.

Termina assim o período de obras neste importante espaço do Santuário de Fátima, que foi alvo de uma profunda intervenção de limpeza, conservação, restauro e requalificação de alguns espaços. Os “percursos devocionais”, desenhados e concebidos pelo designer Francisco Providência constituem a grande novidade, adianta o Santuário. Criou-se um “itinerário devocional” que permitirá aos peregrinos a oração junto dos túmulos e relíquias dos Videntes em condições de maior tranquilidade e recolhimento. Destaca-se, também, a remodelação total do presbitério, que passa a contar com uma escultura de Bruno Marques, representando um Cristo Crucificado em bronze, que integra a escultura da Virgem Peregrina. Este é também o autor de todas as peças do mobiliário litúrgico – cadeira, altar e ambão – construídos a partir da ideia do Rosário, com pequenas esferas lembrando os terços.

 

Basílica desde 1954

Recordamos que o projeto desta basílica, cuja sagração aconteceu a 7 de outubro de 1953, foi concebido pelo arquiteto holandês Gerard Van Kriechen e continuado pelo arquiteto João Antunes. O edifício tem 70,5 metros de comprimento e 37 metros de largura, construído inteiramente com pedra da região, sendo os altares são de mármore de Estremoz, de Pero Pinheiro e de Fátima. Trata-se de um exemplar do revivalismo neobarroco, que foi sendo melhorado por campanhas artísticas nos anos 60, de que se destaca a introdução de vitrais na nave principal e pinturas no altar-mor, de João Sousa Araújo. Refira-se ainda que o título de Basílica foi concedido por Pio XII, pelo breve “Luce Superna”, de 11 de novembro de 1954.

 

Missas às 07h30, 11h00 e 18h30

Após a data da reabertura e até à Páscoa, regressam a esta Basílica três celebrações diárias: as Missas das 07h30, 11h00 e 18h30. Após a Páscoa e até Outubro, a Missa das 11h00 voltará a ser celebrada na Basílica da Santíssima Trindade.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.