Basílica de Nossa Senhora do Rosário reabre a 2 de fevereiro

http://lefa.pt/?p=1002

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima, vai reabrir ao culto no próximo dia 2 de fevereiro, às 11h00, numa Eucaristia presidida pelo Bispo diocesano, D. António Marto, que incluirá a dedicação do altar.

Esta celebração assinala o Dia do Consagrado e o encerramento do Ano da Vida Consagrada, contando com a presença de várias congregações e novas comunidades.

Termina assim o período de obras neste importante espaço do Santuário de Fátima, que foi alvo de uma profunda intervenção de limpeza, conservação, restauro e requalificação de alguns espaços. Os “percursos devocionais”, desenhados e concebidos pelo designer Francisco Providência constituem a grande novidade, adianta o Santuário. Criou-se um “itinerário devocional” que permitirá aos peregrinos a oração junto dos túmulos e relíquias dos Videntes em condições de maior tranquilidade e recolhimento. Destaca-se, também, a remodelação total do presbitério, que passa a contar com uma escultura de Bruno Marques, representando um Cristo Crucificado em bronze, que integra a escultura da Virgem Peregrina. Este é também o autor de todas as peças do mobiliário litúrgico – cadeira, altar e ambão – construídos a partir da ideia do Rosário, com pequenas esferas lembrando os terços.

 

Basílica desde 1954

Recordamos que o projeto desta basílica, cuja sagração aconteceu a 7 de outubro de 1953, foi concebido pelo arquiteto holandês Gerard Van Kriechen e continuado pelo arquiteto João Antunes. O edifício tem 70,5 metros de comprimento e 37 metros de largura, construído inteiramente com pedra da região, sendo os altares são de mármore de Estremoz, de Pero Pinheiro e de Fátima. Trata-se de um exemplar do revivalismo neobarroco, que foi sendo melhorado por campanhas artísticas nos anos 60, de que se destaca a introdução de vitrais na nave principal e pinturas no altar-mor, de João Sousa Araújo. Refira-se ainda que o título de Basílica foi concedido por Pio XII, pelo breve “Luce Superna”, de 11 de novembro de 1954.

 

Missas às 07h30, 11h00 e 18h30

Após a data da reabertura e até à Páscoa, regressam a esta Basílica três celebrações diárias: as Missas das 07h30, 11h00 e 18h30. Após a Páscoa e até Outubro, a Missa das 11h00 voltará a ser celebrada na Basílica da Santíssima Trindade.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress