Nos dias 23 e 24 de maio foi a vez da freguesia da Bajouca, receber os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, num programa que pretendeu unir toda a comunidade à volta deste momento único.
Na tarde do dia 23, um grupo de pessoas esforçou-se por preparar dignamente o espaço para receber os tão conhecidos símbolos: a Cruz e o ícone de Nossa Senhora.
Na frente da igreja foi criado um bonito tapete de verdura e flores, onde se destacava uma cruz e as iniciais JMJ.
Às 20h30, um grupo de atletas do Grupo Alegre e Unido acompanhou desde a igreja de Monte Redondo o carro que transportava os símbolos até ao adro da nossa igreja. À chegada, os símbolos foram recebidos, por dezenas de pessoas, com uma grande salva de palmas, proporcionando um momento único.
No adro a Orquestra filarmónica de Santo Aleixo, deu as boas-vindas enquanto os símbolos eram transportados para o interior da igreja, primeiramente por escuteiros e outros jovens e depois pelos 16 jovens já inscritos para participar nas jornadas em Lisboa.
No interior da igreja, a vigília carregada de simbolismo teve início com uma música dedicada a Nossa Senhora magnificamente executada pela Orquestra Filarmónica de Santo Aleixo. Durante cerca de uma hora, a vigília foi um tempo de oração e partilha entre os presentes, com o propósito de refletir sobre a verdadeira felicidade que se encontra somente quando praticamos o bem pelos outros, como o fez Jesus na cruz e a Sua Mãe fazendo a vontade de Deus.
Tal como diz o hino das Jornadas Mundiais, há pressa no ar e Jesus vive e não nos deixa sós, por isso não mais deixaremos de amar. Este foi o lema que os participantes foram convidados a levar para a sua vida.
No dia 24
Durante a manhã os símbolos estiveram na igreja, onde as pessoas puderam passar e estar em oração. Às 14 horas foi o tempo de sair pelas ruas da freguesia e a primeira paragem foi no Centro Social com muita gente a juntar-se aos utentes e funcionárias para fazerem a festa magnificamente animada pelo Licínio Marques.
Depois de uma passagem por todos os lugares da freguesia, foi o tempo de prepararmos a entrega à freguesia de Carnide.
Às 17h30, quando se preparávamos para sair, fomos brindados por uma chuva abençoada. Cobertos os símbolos com plástico como recomendavam as indicações superiores, partimos em direção a Carnide, num cortejo automóvel com um carro da GNR no início e os símbolos novamente escoltados por atletas do Grupo Alegre e Unido, até Carnide onde no adro da igreja tiveram uma receção incrível feita pelos bombos de Carnide e muita gente presente.