Assembleia encerrou a entoar o “Akathistos”

Com a igreja do Seminário de Leiria completamente cheia, várias centenas de vozes se juntaram ao Coro do Santuário de Fátima nas aclamações do hino “Akathistos”, com que encerrou a Assembleia Diocesana do passado dia 2 de outubro.

Trata-se de um hino em honra da Virgem Maria, cuja imagem foi por diversas vezes incensada pelo Bispo, tal como a Cruz. No final, os fiéis em procissão fizeram a sua inclinação diante da imagem mariana, em sinal da sua consagração a Nossa Senhora.

2016-10-03 assembleia4

 

O que é o hino “Akathistos” 

O hino “Akathistos” (ou seja, “cantado de pé”) é a mais bela composição mariana do rito bizantino. Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parusia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja. Composto pouco depois do Concílio de Calcedónia (451), apresenta em forma de síntese orante, tudo o que a Igreja dos primeiros séculos acreditou e exprimiu sobre Maria em declarações do magistério e no consenso universal da fé. Vale pois a pena que todos o cantem como preparação para o Jubileu do ano 2000 e como prelúdio da tão implorada unidade dos cristãos, dom do Espírito Santo (cf. TMA 34). Maria, que concebeu o Verbo encarnado por obra do Espírito Santo e que, durante toda a sua existência, se deixou guiar pela sua acção interior, é a Mãe que ensina a todos os discípulos do Senhor a docilidade à voz do Espírito (cf. TMA 48).

In liturgia.pt

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress