Assembleia Diocesana foi apelo ao “entusiasmo”

D. António aproveitou a presença de mais de 600 diocesanos reunidos em assembleia, no dia 6 de outubro, para apelar ao “entusiasmo” na “vivência contagiante” do Matrimónio cristão.

Tal como tem sido amplamente divulgado, o próximo biénio será especialmente dedicado à pastoral familiar na diocese de Leiria-Fátima. Para 2013-2014, o núcleo temático será o amor conjugal, como “dom e missão” para a Igreja e a sociedade.

 

“A família é um dos principais valores apontados pela maioria das pessoas para a sua estabilidade e felicidade”. Esta foi a premissa usada pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, para começar a apresentação da sua Carta Pastoral para o próximo biénio aos mais de 600 diocesanos – leigos, religiosos e padres – que aceitaram o convite para a assembleia de início de ano, na tarde do domingo 6 de outubro.

“Sobretudo nestes tempos de crise económica e social, os cristãos são chamados a testemunhar a beleza do Matrimónio entre um homem e uma mulher, como dom de Deus e como missão ao serviço da Igreja e da sociedade”, continuou o Pastor, indicando como primordial para essa leitura “a fonte da nossa fé, a Palavra de Deus que nos mostra o Matrimónio como dom da criação boa e bela de Deus”. Essa é a “marca de excelência e de qualidade” da família cristã, entendida como “realidade que não é meramente humana, mas obra de Deus inscrita no coração dos homens e das mulheres destinados ao amor”.

O Matrimónio não é, assim, “uma mera necessidade emocional ou física”, mas uma resposta a esse dom que “nos insere no próprio mistério do amor de Deus”, que se expressa na comunhão dos esposos e que se destina à multiplicação da vida, “também sob a forma da transmissão da fé aos filhos”.

Esse é um dom que precisa de ser vivido e alimentado a cada dia. “É preciso cultivar em cada momento a espiritualidade matrimonial que é o óleo do motor familiar”, defendeu D. António, apelando à doação, à alegria, à conversão permanente, à criatividade e também à oração em família como formas de “manter viva a chama do amor conjugal e familiar”. Como ajuda nesse caminho, oferece-se o trabalho da pastoral familiar, pois “a família é uma riqueza tão grande que merece todo o apoio do Estado, da Igreja e das comunidades”, mesmo quando surgem crises e ruturas, realidades para as quais o Bispo defendeu “haver critérios de compreensão e caridade”.

Apesar da aparente dificuldade deste ‘programa’, D. António apelou à confiança e ao “entusiamo” dos presentes, pois “só pessoas cheias de entusiasmo podem contagiar outras na esperança e na alegria”. Um entusiasmo que deverá concretizar-se, também, na promoção da “leitura e reflexão sobre a Carta Pastoral, nos grupos diocesanos, nas paróquias, em família e individualmente”.

 

“Família reaviva o dom que há em ti!”

Depois desta introdução, seguiu-se a apresentação do programa do Departamento da Pastoral Familiar da Diocese e a magnífica conferência proferida por Juan Ambrosio (ver artigos na página seguinte). No final, o momento central da Assembleia, a celebração da Eucaristia. Aí, D. António Marto frisou a importância da fé para a vivência da vocação matrimonial. “Devemos pedir constantemente ao Senhor que aumente a nossa fé, pois só a confiança plena em Jesus e o deixar que Ele nos transforme tornará possível o que parece impossível e levará a que floresça a vida nova em situações onde parece dominar o desespero e a própria morte”, indicou o Bispo, reportando-se ao Evangelho deste domingo. “Mesmo em momentos conturbados e de escuridão, sabemos que o justo vive da fé e teremos a certeza de que Deus está a nosso lado nos combates da vida, pois, como escreveu o Papa Francisco, «Quem crê, vê»”, afirmou o Pastor.

A concluir, o Bispo diocesano apelou a todos, em jeito de oração: “Família, reaviva o dom de Deus que está em ti; reacende a chama, o fervor e o calor do teu amor conjugal e familiar; não deixes extinguir, não deixes apagar nem esmorecer essa chama que sustenta o teu amor em cada dia; deixa-te entusiasmar pelo dom de Deus!”.

 

Ver:

– Fotos da Assembleia

– Vídeo da Apresentação de D. António Marto

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.